Diário nos Bairros

Falta luz e sobra preocupação no Bairro Salgado Filho

Há seis meses, a falta de iluminação nas ruas tem deixado moradores da Vila Kennedy, no Bairro Salgado Filho, preocupados com a segurança. Segundo o aposentado Carlos Cunha Mendes, que reside na Rua Engenheiro Augusto Pestana, desde que trocaram um poste de madeira por um de concreto, os responsáveis pela iluminação pública não religaram a luz no local.

– Vivemos em um transtorno constante. À noite, não conseguimos enxergar nada. Esses dias, a minha esposa saiu com o cachorrinho e tentaram tomá-lo dela. Já liguei para a prefeitura e para a Brigada Militar e fui ignorado pelos dois – reclama Mendes.

Moradores do Campestre do Menino Deus lutam contra falta de creche e posto de saúde 

Em frente à Rua Augusto Pestana, fica a Rua Otávio Mangabeira, onde os moradores também sofrem com a escuridão. Para a dona de casa Maria Lúcia Trindade, esse problema facilita a ação de vândalos e tentativas de assaltos.

– Meu marido trabalha à noite e volta antes do amanhecer. As outras lâmpadas da rua nem sempre funcionam. Vivemos com medo da violência. À noite, não podemos nem ir à frente de casa e, em caso de emergência, é impossível sair para comprar um remédio ou um alimento – desabafa.

Moradores do Residencial Zilda Arns sofrem com infraestrutura do bairro

O que diz a prefeitura - Sobre a falta de iluminação

Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, foi feita uma vistoria técnica no local. A pasta ressalta que a luminária está em condições de funcionamento e que, no momento, não há nenhum protocolo aberto na secretaria referente à falta de iluminação. Anteriormente, três protocolos haviam sido abertos, mas, de acordo com a pasta, eles já foram atendidos e finalizados. 

Nos casos de reparos na iluminação, o contribuinte pode solicitar o serviço de diferentes formas. A Eon Energia e Iluminação Ltda é a responsável pelo serviço. O telefone da Eon Energia e Iluminação é (55) 3222-0733. A prefeitura também recebe solicitações de conserto pelo número (55) 3222-5037. Ao ser atendido, é necessário informar nome, CEP e um ponto de referência do local onde deve ser feito o reparo.

Semana terá predomínio de tempo seco em Santa Maria 

Outra opção para o contribuinte é a abertura de protocolo online, disponível no site da prefeitura, no link “Solicitação de reparos na iluminação pública – Minha Luz”. É necessário informar o número da casa em frente ao poste, o nome da rua, bairro, ponto de referência, descrição do problema, nome do contribuinte, e-mail e telefone de contato.

Sem agentes de saúde no bairro e com dificuldade de caminhar devido a uma cirurgia na perna, a auxiliar de limpeza Sandra Regina Schlemmer diz que, quando precisa de uma consulta médica, tem que sair de madrugada para tirar ficha na Unidade Básica de Saúde (USB) da vila. 

Esgoto corre ao lado de canos não instalados em rua de bairro central

Sobre a falta de agentes de saúde

Conforme a superintendente de Atenção Básica do Município, Maria Suzana Lopes, há duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) habilitadas para atuar na região e que, hoje, ainda estão instaladas nas dependências da Unidade Básica de Saúde (UBS) Kennedy, aguardando um espaço próprio para atuação e a determinação de um território de abrangência. De acordo com a superintendente, a prefeitura aguarda os resultados do concurso público para realizar o chamamento de um técnico em enfermagem e de agentes de saúde que irão atuar na ESF.

Além da dor, ela enfrenta muito medo. A auxiliar de limpeza conta que, há poucos dias, houve um tiroteio na rua. Assustada, ela só lembrou de pedir que todos se abaixassem dentro de casa.

 SANTA MARIA, RS, BRASIL. 06/11/2017.Há seis meses, os moradores reclamam da falta de iluminação na rua.Case: Roberto Pereira Inácio (roxo); Maria Lúcia Trindade (cabelo solto); Sandra Regina Schlemmer (cabelo preso) FOTO: GABRIEL HAESBAERT / NEWCO DSM
Galhos estão encostando em fios de luz. Moradores temem que a árvore e os condutores de eletricidade caiam e provoquem um acidenteFoto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

– Nossas ruas estão no escuro. Isso facilita que os bandidos se escondam nos pátios e até mesmo entrem em nossas residências. Além disso, na Rua Otávio Mangabeira, há uma árvore com galhos enormes, alcançando os fios de eletricidade e quase caindo em cima da minha casa. Já pedi à prefeitura, à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros que a podassem e ninguém nos atende – afirma.

Sobre a árvore

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, em casos da arborização em contato com a fiação elétrica, o morador deve buscar a RGE Sul, responsável pelo serviço de energia elétrica do município. 

O poste sem iluminação fica em frente ao Ministério Brasa, igreja presidida pelo pastor Roberto Pereira Inácio. Preocupado com a segurança dos frequentadores, ele mudou os horários de culto.

Doações para o memorial da Kiss podem ser feitas na Praça 

– Esse poste é a principal fonte de iluminação da rua. Ainda no semestre passado, trocaram o poste, colocaram lâmpada, mas não fizeram a ligação. É uma atitude simples, que faz muita diferença para nós – explica.

Inácio conta que o bairro não tem posto policial e que a sede, onde funcionava a associação do bairro, foi incendiada por vândalos.

 SANTA MARIA, RS, BRASIL. 06/11/2017.Há seis meses, os moradores reclamam da falta de iluminação na rua.Case: Roberto Pereira Inácio (roxo); Maria Lúcia Trindade (cabelo solto); Sandra Regina Schlemmer (cabelo preso) FOTO: GABRIEL HAESBAERT / NEWCO DSM
Comunidade está sem Centro Comunitário em razão de um incêndioFoto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

– Não temos um líder comunitário que interceda pelos interesses dos moradores. Temos tentado nos unir para resolver esses problemas. Sem segurança e no escuro, cada noite traz uma dose a mais de preocupação – conclui.

Sobre a ausência de um centro comunitário

De acordo com o superintendente de Habitação, Wagner Bitencourt, não é atribuição da prefeitura a indicação de líderes comunitários, cabendo à comunidade a indicação de alguém para desempenhar a função. Além disso, o Município não tem responsabilidade sobre o Centro Comunitário, no entanto, o superintendente diz que, em todas as vezes em que o terreno e o local foram ocupados irregularmente, o Executivo atuou na recuperação da área e destinação à comunidade. 

Sobram buracos, barro e esgoto nas ruas do Bairro Caturrita

Ele explica que é importante que a população da região se organize regularmente, inclusive, criando uma associação, facilitando os processos para construir melhorias no local. Bitencourt acrescenta, ainda, que o município está estudando a implantação de uma área de lazer adequada no local, como forma de contemplar a comunidade.

O superintendente diz que, na Vila Kennedy (que antigamente era uma Cohab), há 211 famílias que ainda não possuem a titularidade dos imóveis. Ainda de acordo com o superintendente, há um processo de regularização dos imóveis do local, e esses moradores já podem procurar o tabelionato da cidade para solicitar a escritura definitiva dos imóveis, para que as casas constem em seus nomes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Escultura com mais de 300 anos é descoberta por acaso em Santa Maria

Próximo

OPINIÃO: Feiras, negócios, networking e etc

Geral