O Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), do Ministério da Saúde, publicou uma nota técnica com os critérios clínicos para o uso do medicamento fostensavir 600 mg no tratamento de adultos vivendo com HIV multirresistente a antirretrovirais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O medicamento foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em abril de 2024 e é o primeiro medicamento da classe de inibidores de ligação aprovado no mundo. Ele atua impedindo a entrada do vírus HIV nas células.
Solicitações
A avaliação e liberação para uso do fostensavir 600 mg serão realizadas pela Coordenação-Geral de Vigilância de HIV e Aids (CGHA), com o apoio técnico de um grupo de especialistas no manejo da multirresistência viral.
– A CGHA avaliará de forma individual e centralizada as solicitações do medicamento e todos os casos de pessoas que vivem com HIV ou Aids que façam o uso serão monitorados – explica o coordenador-geral de Vigilância de HIV e Aids, Artur Kalichman.
Ainda segundo Kalichman, a priorização de populações com multirresistência e maior mortalidade demonstra o compromisso do Ministério da Saúde com a qualidade de vida e com o fortalecimento da resposta nacional à Aids. Clique aqui para ler a nota técnica completa.
Assistência em Santa Maria
Em Santa Maria, a Casa Treze de Maio é uma referência na assistência à casos de HIV, Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais. No local, são ofertados os serviços de testagem, aconselhamento e dispensação de medicamentos, que são fundamentais para o tratamento de pacientes que fazem uso de antirretrovirais.
Os atendimentos são realizados mediante a apresentação do cartão SUS, documento de Identidade e comprovante de residência, sendo que cada caso é avaliado durante o acolhimento ao usuário, o que definirá se a pessoa poderá ser atendida no local, mediante agendamento, ou se deverá ser encaminhada para outro serviço de saúde competente.
Desde setembro de 2024, Santa Maria também conta com um Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ao HIV/Aids e coinfecções (Craip), que atende a 22 municípios que compõem a Região 1 (Verdes Campos) da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).
Casa Treze de Maio
- Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min.
- Onde – Rua Silva Jardim, 1.280, Bairro Nossa Senhora do Rosário
- Equipe – Quatro infectologistas, um dermatologista, um assistente social, uma psicóloga, uma farmacêutica, um auxiliar de laboratório, um nutricionista, uma técnica de enfermagem, uma enfermeira, duas recepcionistas e quatro residentes de infectologia e neurologia
*com informações do Ministério da Saúde e prefeitura de Santa Maria