Ministério da Saúde orienta sobre uso de novo medicamento no tratamento de HIV multirresistente

O Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), do Ministério da Saúde, publicou uma nota técnica com os critérios clínicos para o uso do medicamento fostensavir 600 mg no tratamento de adultos vivendo com HIV multirresistente a antirretrovirais. 

​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O medicamento foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em abril de 2024 e é o primeiro medicamento da classe de inibidores de ligação aprovado no mundo. Ele atua impedindo a entrada do vírus HIV nas células.

Solicitações

A avaliação e liberação para uso do fostensavir 600 mg serão realizadas pela Coordenação-Geral de Vigilância de HIV e Aids (CGHA), com o apoio técnico de um grupo de especialistas no manejo da multirresistência viral.

A CGHA avaliará de forma individual e centralizada as solicitações do medicamento e todos os casos de pessoas que vivem com HIV ou Aids que façam o uso serão monitorados – explica o coordenador-geral de Vigilância de HIV e Aids, Artur Kalichman. 

Ainda segundo Kalichman, a priorização de populações com multirresistência e maior mortalidade demonstra o compromisso do Ministério da Saúde com a qualidade de vida e com o fortalecimento da resposta nacional à Aids. Clique aqui para ler a nota técnica completa.

Assistência em Santa Maria

Em Santa Maria, a Casa Treze de Maio é uma referência na assistência à casos de HIV, Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais. No local, são ofertados os serviços de testagem, aconselhamento e dispensação de medicamentos, que são fundamentais para o tratamento de pacientes que fazem uso de antirretrovirais. 

Os atendimentos são realizados mediante a apresentação do cartão SUS, documento de Identidade e comprovante de residência, sendo que cada caso é avaliado durante o acolhimento ao usuário, o que definirá se a pessoa poderá ser atendida no local, mediante agendamento, ou se deverá ser encaminhada para outro serviço de saúde competente.

Desde setembro de 2024, ​Santa Maria também conta com um Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ao HIV/Aids e coinfecções (Craip), que atende a 22 municípios que compõem a Região 1 (Verdes Campos) da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).

Casa Treze de Maio

  • Horário de funcionamento –  De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min.
  • Onde – Rua Silva Jardim, 1.280, Bairro Nossa Senhora do Rosário
  • Equipe – Quatro infectologistas, um dermatologista, um assistente social, uma psicóloga, uma farmacêutica, um auxiliar de laboratório, um nutricionista, uma técnica de enfermagem, uma enfermeira, duas recepcionistas e quatro residentes de infectologia e neurologia

*com informações do Ministério da Saúde e prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UBS Walter Aita, em Santa Maria, funcionará em turno alternativo neste sábado Anterior

UBS Walter Aita, em Santa Maria, funcionará em turno alternativo neste sábado

Surto de infecções respiratórias é registrado na China; Brasil monitora situação Próximo

Surto de infecções respiratórias é registrado na China; Brasil monitora situação

Saúde