Segurança pública

Exército faz barreiras junto com a Brigada nas ruas de Santa Maria

Lizie Antonello

Exército e Brigada Militar (BM) deram início, nesta segunda-feira, a um trabalho conjunto que, além do treinamento dos militares, pretende ter como resultado a segurança da população de Santa Maria.

Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

Durante uma hora e meia, o Diário acompanhou a movimentação de uma companhia de fuzileiros do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) e de três guarnições do 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE) da BM em dois pontos da cidade. A ação foi aprovada pelos moradores. No total, foram empregados 110 militares do Exército e 10 policiais do 2º BOE e foram abordados, até as 20h, 105 veículos.

Exército e Brigada Militar vão atuar em barreiras a partir de segunda

Segundo o coronel Marcus Augusto Bastos Neuvald, comandante do 29º BIB, os soldados contam com a experiência de já terem atuado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Armados de fuzis e com aparato de viaturas e equipamentos, nesta segunda, os soldados abordaram e revistaram veículos de forma aleatória e verificaram a documentação de motoristas que se voluntariaram. Na Rua Irmã Dulce, no Bairro Renascença, na Região Oeste, o montador de móveis Valmir Oliveira Paranhos, 46 anos, foi uma das pessoas que participaram.

– Tem que ter ações dessas mais seguido porque iria evitar muita coisa – disse o morador do bairro, que permitiu ter o carro vistoriado pelos soldados.

Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

De acordo com o tenente do 2º BOE Everton Dorneles Machado, ao batalhão coube o apoio em casos suspeitos, já que o Exército não tem poder de polícia. Na Rua Oliveira Mesquita, no Bairro Salgado Filho, enquanto os militares paravam os motoristas que seguiam no sentido bairro-Centro, os policiais abordavam um grupo de jovens na Praça Estado de Israel.

– Esse tipo de ação afugenta os mal-intencionados e faz com que o cidadão se sinta seguro – disse o militar da reserva Paulo Kesner, 64 anos, a uma soldado durante uma abordagem.

Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

Para o secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, ações deste tipo além de aumentar a sensação de segurança da população, inibem o cometimento de crimes:

– Isso mostra que o aparelho do Estado está funcionando. Mesmo que segurança não seja atribuição do Exército, eles (militares) estão treinando para a Garantia da Lei e da Ordem. A população que trabalha e que produz e que está cansada da insegurança e da violência que é beneficiada.

Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

O exercício do Exército ocorre anualmente e prepara os militares para uma das suas atribuições que é a Garantia da Lei e da Ordem, quando for necessário o emprego das tropas. Neste ano, as ações têm a participação da BM.

O cronograma com locais e horários das barreiras não será divulgado para manter o efeito surpresa. Mas, elas devem ocorrer no entorno dos quartéis da cidade, uma semana por mês até outubro. E serão volantes, ou seja, ficarão algumas horas em um local e, depois, mudarão para outro ponto. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Região Central não receberá novos PMs que se formam nesta semana

Próximo

Defensoria Pública abre concurso com 107 vagas

Geral