Evento traz novas perspectivas sobre contabilidade para o Estado

Na última terça-feira (15), o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) promoveu o Seminário de Gestão e Desenvolvimento do CRC RS junto ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na manhã desta quarta-feira (16), em entrevista ao Bom Dia, Cidade!, o presidente e o vice-presidente do Conselho fizeram uma avaliação acerca dos debates propostos no evento.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Ao todo, 12 seminários por ano são realizados em diferentes regiões do Estado. O objetivo do trabalho é levar as principais pautas discutidas na profissão. Para os organizadores, a realização do evento superou as expectativas e através dele foi possível notar a união da classe contábil, já forte em Santa Maria e região:

– Quando falamos sobre o tema é preciso ter em mente que não falamos somente sobre situações técnicas. No seminário fizemos reflexões sobre o futuro da profissão e o que esperamos de comportamento e mudança na cultura dos profissionais, com pessoas éticas e competentes para atender nos negócios – explica o presidente do CRCRS, Marcio Schuch Silveira.

Entidades políticas, população em geral e profissionais da contabilidade estiveram presentes. Para o vice-presidente do Conselho Paulo Comassetto, a estrutura da UFSM, junto da possibilidade de profissionais em formação estarem participando fez a diferença. Agora, o grupo faz a avaliação para a realização do próximo.

O trabalho no Imposto Solidário

Neste ano, a prefeitura de Santa Maria registrou a arrecadação de R$ 3.645.320,00 a partir do Imposto Solidário em 2023 apenas com a destinação feita pelas declarações do Imposto de Renda. Assim, a arrecadação total de R$ 5.092.019,70, foi considerado um valor recorde dos últimos cinco anos. Segundo o presidente e vice, o trabalho dos contadores foi fundamental para que o número fosse alcançado.

Além disso, desde 2018, os gaúchos podem contribuir com o fortalecimento dos órgãos de combate à criminalidade, por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). Os contribuintes podem destinar até 5% do saldo devedor em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O Conselho orienta que empresários procurem seu contador para saber mais sobre a possibilidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cozinhas Comunitárias de Santa Maria recebem doações para oferta 15 mil refeições por mês Anterior

Cozinhas Comunitárias de Santa Maria recebem doações para oferta 15 mil refeições por mês

Semáforo no cruzamento das ruas Tuiuti e Appel começa a funcionar nesta quarta-feira e outras 5 notícias Próximo

Semáforo no cruzamento das ruas Tuiuti e Appel começa a funcionar nesta quarta-feira e outras 5 notícias

Geral