Gabriel Haesbaert
O Rio Grande do Sul chegou a marca de 100 mortes em decorrência das enchentes. Outras 130 pessoas ainda estão desaparecidas e 374 ficaram feridas por causa dos eventos meteorológicos. Os dados foram confirmados pela Defesa Civil do Estado, divulgado às 18h desta quarta-feira (8). Dois óbitos estão em investigação e ainda não foram confirmados.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na região, de acordo com o último boletim, seriam 10 vítimas: seis em Santa Maria (uma a mais em relação ao último levantamento), uma em Pinhal Grande, uma em Itaara, uma em São João do Polêsine e uma em Silveira Martins. Contudo, Polícia Civil nem Defesa Civil de Santa Maria confirmam a sexta morte no município.
O número de cidades afetadas é maior, conforme o último boletim estadual. Até hoje, 425 municípios registraram estragos pelas chuvas em todo o Rio Grande do Sul. O número representa cerca de 83% do território gaúcho.
Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas e 163 mil estão desalojadas.
Relatório estadual
- Municípios afetados: 425
- Pessoas em abrigos: 67.428
- Desalojados: 163.786
- Afetados: 1.476.170
- Feridos: 374
- Desaparecidos: 130
- Óbitos confirmados: 100
- Óbitos em investigação*: 2
*Está sendo apurado se as mortes têm relação com os eventos meteorológicos.
Serviços
As enchentes também causam transtornos como problemas no fornecimento de água e energia elétrica. De acordo com o relatório, até a manhã desta quarta, pelo menos 408 mil pontos estão luz e outros 543 mil sem água. Cerca de 53 municípios estão com algum problema em conexões de telefonia e internet das empresas Tim, Vivo e Claro.
Alertas
Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.
Leia mais