Rio Grande do Sul registra 100 mortes pelas enchentes; 130 pessoas seguem desaparecidas

Rio Grande do Sul registra 100 mortes pelas enchentes; 130 pessoas seguem desaparecidas

Gabriel Haesbaert

O Rio Grande do Sul chegou a marca de 100 mortes em decorrência das enchentes. Outras 130 pessoas ainda estão desaparecidas e 374 ficaram feridas por causa dos eventos meteorológicos. Os dados foram confirmados pela Defesa Civil do Estado, divulgado às 18h desta quarta-feira (8). Dois óbitos estão em investigação e ainda não foram confirmados.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Na região, de acordo com o último boletim, seriam 10 vítimas: seis em Santa Maria (uma a mais em relação ao último levantamento), uma em Pinhal Grande, uma em Itaara, uma em São João do Polêsine e uma em Silveira Martins. Contudo, Polícia Civil nem Defesa Civil de Santa Maria confirmam a sexta morte no município. 

O número de cidades afetadas é maior, conforme o último boletim estadual. Até hoje, 425 municípios registraram estragos pelas chuvas em todo o Rio Grande do Sul. O número representa cerca de 83% do território gaúcho. 

Mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas e 163 mil estão desalojadas.

Relatório estadual

  • Municípios afetados: 425
  • Pessoas em abrigos: 67.428
  • Desalojados: 163.786
  • Afetados: 1.476.170
  • Feridos: 374
  • Desaparecidos: 130
  • Óbitos confirmados: 100
  • Óbitos em investigação*: 2

​*Está sendo apurado se as mortes têm relação com os eventos meteorológicos.

Serviços

As enchentes também causam transtornos como problemas no fornecimento de água e energia elétrica. De acordo com o relatório, até a manhã desta quarta, pelo menos 408 mil pontos estão luz e outros 543 mil sem água. Cerca de 53 municípios estão com algum problema em conexões de telefonia e internet das empresas Tim, Vivo e Claro.


Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.


Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trecho da BR-158, entre Santa Maria e Itaara, seguirá liberado para veículos leves em dois horários do dia, caso não esteja chovendo Anterior

Trecho da BR-158, entre Santa Maria e Itaara, seguirá liberado para veículos leves em dois horários do dia, caso não esteja chovendo

Operação permite a passagem de veículos de emergência e de transporte de produtos essenciais na BR-290 entre Porto Alegre e a Região Central Próximo

Operação permite a passagem de veículos de emergência e de transporte de produtos essenciais na BR-290 entre Porto Alegre e a Região Central

Geral