Foto: Dnit (Divulgação)
Dnit destaca que a rota emergencial em Eldorado do Sul é destinada exclusivamente aos veículos com caráter emergencial, transportando suprimentos e mantimentos para as localidades atingidas
Uma ação emergencial na noite de terça-feira (7) assegurou a passagem provisória de caminhões na BR-290, em Eldorado do Sul. A operação especial de tráfego, coordenada pelo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), buscou garantir a segurança do caminho essencial que garante a conexão entre Porto Alegre e as regiões Metropolitana, Central e Sul.
Para restabelecer a conexão por completo, foi necessário um conjunto de ações nos pontos interditados ao longo da BR-290 devido às chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Para a implantação dessa rota emergencial, as equipes do Dnit atuaram dia e noite na reconstrução do bueiro e recomposição do pavimento no km 132 da rodovia, e finalizaram a recuperação das cabeceiras do viaduto no km 107, no acesso a Eldorado do Sul.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O Dnit destaca que a rota emergencial é destinada exclusivamente aos veículos com caráter emergencial, transportando suprimentos e mantimentos para as localidades atingidas, além de dar celeridade às ações de resgate.
A ação possibilita que os veículos que trafegam pelo trecho da Freeway da BR-290 poderão seguir até a região do km 94, onde serão desviados para a pista contrária no sentido litoral e seguindo pela contramão. Já veículos que estão na BR-448 (entre Sapucaia do Sul e Porto Alegre) poderão utilizar a alça de entrada a Porto Alegre no km 22 e fazer o mesmo trajeto. Todo o trecho está com sinalização específica e reforçada para auxiliar na orientação dos motoristas.
Nesta quarta-feira (8), devido à chuva na Região Metropolitana, a passagem de veículos voltou a ser bloqueada na BR-290, sem previsão de reabertura.