A Brigada Militar (BM) formou 675 novos policiais militares que irão reforçar o policiamento nas ruas de várias cidades do Rio Grande do Sul nos próximos dias. Os novos soldados se formaram no Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), na quinta-feira (20) com cerimônias realizadas simultaneamente em Porto Alegre, Montenegro, Osório e Santa Maria. Na região central, 120 novos soldados participaram do curso de formação. A aluna com as melhores notas entre todos os formandos é de Santa Maria. Diversas autoridades civis e militares estavam presentes.
Em Santa Maria, o Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Central, Cleberson Braida Bastianello foi o paraninfo da turma de formandos e comemora a chegada de novos policiais.
-Ficamos muito felizes por várias questões, primeiro, a Brigada Militar está entregando para a comunidade do Rio Grande do Sul, mais de 600 novos soldados e Santa Maria 120 novos policiais extremamente capacitados, habilitados para a atividade de polícia ostensiva que a partir de amanhã estarão a disposição do povo do Rio Grande do Sul – diz Bastianello.
O capitão Humberto Goulart Neto, comandante da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS/ Santa Maria) destaca o desempenho dos alunos de Santa Maria no curso.
-Nós tivemos 120 alunos aqui em Santa Maria e 674 no Estado, sendo que a primeira colocada do Estado saiu aqui da escola e ela está se formando hoje lá em Porto Alegre. É uma nova fase, eles começam a atuar como soldados da Brigada Militar – diz o capitão.
A nova policial militar afirmou que o maior desafio foi ficar longe da família e comemorou muito a formação. Foto: Gilberto Ferreira
A soldado Marieli Farias Daneli participou do corso de formação em Santa Maria e comemorou a formatura ao lado da família.
-Missão cumprida e motivo de muita alegria para mim e para a minha família. Um novo ciclo, uma nova etapa na minha vida e eu estou muito feliz – comemora policial.
Em Porto Alegre, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, parabenizou os novos soldados e destacou a relevância da função dos policiais militares.
-Na prática, os senhores irão perceber a complexidade de servir à população e precisarão de integração com as demais forças e instituições, para garantirem a ordem e a tranquilidade dos cidadãos. Nossa instituição é a única do Estado que está presente nos 497 municípios, e vocês serão o escudo da sociedade – disse.
Os novos soldados passarão por um estágio, depois por ordem de classificação e conforme as vagas disponíveis poderão escolher as cidades onde querem trabalhar.
No Estado
O governador Eduardo Leite compareceu à solenidade da capital e falou sobre as mudanças que a Segurança Pública do Rio Grande do Sul viveu nos últimos anos, alcançando o maior efetivo policial desde 2014.
-O governo era incapaz de repor o efetivo, que encolhia ano após ano, enquanto os indicadores de criminalidade subiam. Traçamos uma estratégia de reorganização do Estado, porque sem cuidar das contas não conseguimos cuidar das pessoas. Fizemos reformas que nos permitiram estar aqui hoje, celebrando o aumento de efetivo e constatando que ele não teve perdas e está maior do que era em 2019 – afirmou.
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou os investimentos realizados para fortalecer o efetivo da Brigada Militar, a fim de garantir a segurança da população e combater a criminalidade. “Compor o efetivo da Brigada Militar é motivo de orgulho e comprometimento com a sociedade gaúcha. A população confia suas vidas a esta corporação quase bicentenária e que tanto nos honra. Seguiremos trabalhando pela qualificação e modernização do efetivo, sempre com foco na segurança de todos”, enfatizou.
Durante a cerimônia, o governador entregou a medalha Coronel Odilon para a soldado Gabriela Geske. Natural de Santa Maria, a nova policial recebeu a honraria por ter se formado como a primeira colocada da turma.
Novos soldados
Entre os 675 formandos, aprovados no concurso realizado em 2021, 587 são homens e 88, mulheres. As turmas foram distribuídas da seguinte forma: 264 alunos-soldados fizeram o curso em Montenegro; 120, em Santa Maria; 115, em Osório; e 177, em Porto Alegre. Cerca de 26% dos solados formados (177) são de fora do Rio Grande do Sul. Há representantes de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal. A previsão é que mais 400 aprovados sejam convocados para iniciarem o curso de formação em agosto.
*Com informações da Secom/SSP-RS