Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, o município conta com 8.715 candidatos para a prova impressa e 188 para o Enem digital. No Rio Grande do Sul, são 144.542 candidatos para o formato impresso, e 2.242 para o digital, totalizando 146.784. Em 2021, eram 150.887.
Perfil
Com relação ao perfil dos candidatos gaúchos, 92.315 são mulheres, o que corresponde a 62,9% do total. Quanto à faixa etária dos participantes, aqueles que têm 18 anos são a maioria, com 41.384 candidatos (28,2%). Também chama a atenção o número de idosos gaúchos inscritos: 408, sendo 13 para a prova digital.
Quanto à escolaridade, quase metade dos gaúchos inscritos no Enem já concluíram o Ensino Médio. São 69.907 candidatos (47,6%) nessa condição.
Mudanças
O titular da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), José Luis Eggres, em participação no programa CDN Entrevista, falou das modificações que o Enem terá que adotar para atender a matriz curricular do Novo Ensino Médio, aprovado por lei em 2017 e que está sendo implantado de forma gradual na rede estadual gaúcha e nas demais instituições de ensino do país.
– É um grande desafio. Ainda temos muito a caminhar. E essa mudança atinge a todos. O próprio Enem está sendo adaptado. Em 2024, as provas já deverão ser alinhadas com as novas matrizes curriculares – explica.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) é quem vai orientar as mudanças que deverão ser feitas no exame para que ele seja adequado ao Novo Ensino Médio. O novo Enem começará a ser aplicado em 2024.
Uma das sugestões é que o Enem passe a ser realizado em duas etapas. A primeira, tendo como referência a formação geral básica dos currículos do novo ensino médio, baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nessa etapa, deverá ser aplicada a prova de redação. Na segunda etapa, a recomendação do CNE é que o estudante escolha as provas que fará de acordo com a área vinculada à graduação que pretende cursar. Os candidatos poderão escolher entre áreas de linguagens, ciências humanas e sociais aplicadas; matemática, ciências da natureza; matemática, ciências humanas e sociais aplicadas; e ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas.
Leia também:
Equipe com acadêmicos da UFSM é destaque em torneio de robóticaUm terço dos professores da rede municipal de Santa Maria esteve afastado no primeiro semestre de 2022Estudantes da UFSM se reúnem para discutir o aumento do valor do Restaurante Universitário
Fique de olho
As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembroPela primeira vez, será possível apresentar documentos digitais de identificação nos locais de prova, em alternativa à versão física do documento com foto
Medidas preventivas
O uso da máscara será obrigatório nos locais de prova, e o equipamento deve cobrir totalmente o nariz e a boca. Também é recomendado que os participantes tenham máscaras reservasA máscara deve ser utilizada desde a entrada até a saída do local de provas, exceto para os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, conforme previsto na Lei n.º 14.019, de 2 de julho de 2020O participante pode levar um frasco de álcool líquido ou gel, apesar de o produto ser disponibilizado em todas as salasTambém é permitido usar luvas transparentes ou semitransparentes durante a realização das provas. Todos esses equipamentos e itens de higiene próprios serão vistoriadosÉ recomendado, ainda, que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumoEm caso de sintomas equivalentes à Covid-19 na semana anterior ou na véspera da aplicação, a orientação é para que o inscrito não compareça ao local de provas e solicite reaplicação na Página do Participantew No momento da solicitação, é necessário anexar um documento comprobatório da condição. O pedido, então, será analisado pelo Inep
Leia todas as notícias