Enchente

Em menos de meia hora, chuvarada provoca alagamentos em Santa Maria

"

Logo após cerca de meia hora de chuva intensa, que começou por volta das 17h15min, no fim da tarde desta quarta-feira, ruas em vários pontos de Santa Maria já estavam alagadas. Casas foram invadidas pela água, que também interrompeu o trânsito em vários pontos da cidade. De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), choveu 26,6 milímetros em apenas uma hora na cidade.

Os bombeiros também receberam inúmeras ligações de moradores pedindo ajuda. Na Rua General Neto um muro desabou e duas casas em construção correm o risco de desabar. O local foi isolado pelo Corpo de Bombeiros e no início da noite a Defesa Civil havia chegado para averiguar a situação. Mesmo assim, moradores estão assustados com a possibilidade de um desmoronamento atingir as casas vizinhas.

A região Norte foi a mais atingida. As ruas Casemiro de Abreu e Castro Alves, no bairro Perpétuo Socorro, ficaram cobertas pela água. Na esquina da Castro Alves com a Pedro Gauer, motoristas tiveram dificuldades para passar com os carros. Moradores da Casemiro de Abreu afirmaram que a água chegou a ficar pela cintura em alguns locais.

Outro local em que a água subiu rápido foi a Rua Silva Jardim, no bairro Menino Jesus. Na Vila Oliveira, as ruas Coronel Valença e Ernesto Alves foram as mais atingidas pela enxurrada. Na Avenida Borges de Medeiros, ficou difícil passar de carro (foto abaixo).

(Crédito Ronald Mendes)

A Rua Caldas Júnior, no Passo da Areia, e a Euclides da Cunha, no Itararé, também foi registrada enchente.

No bairro Salgado Filho, o posto de saúde da Vila Kennedy foi invadido pela água da chuva, e funcionários correram para que equipamentos não fossem atingidos e estragados.

Outro posto de saúde atingido foi o Erasmo Crossetti, na Rua Floriano Peixoto, no Centro. A rua ficou interrompida por alguns minutos, quando a chuva ficou mais forte. Também no Centro, na esquina da Avenida Medianeira com a Rua General Neto a água ficou pelo joelho, e pedestres tiveram que se refugiar dentro de uma loja (foto abaixo).

 
(Crédito: Alex Borba/Arquivo Pessoal)

Na região Oeste, moradores reclamaram de alagamentos no Alto da Boa Vista, na Nova Santa Marta, na Perimetral Dom Ivo Lorscheiter.

Na região Leste, a Rua João Franciscatto, no bairro São José, ficou cheia de água, que invadiu o pátio de algumas casas (foto abaixo).

 
(Crédito Adriana Cielo/Arquivo Pessoal)

No Sul da cidade, em uma região baixa da Rua Duque de Caxias, próximo à BR-158, no bairro Medianeira, também foi registrada enchente. Na mesma região, na Avenida Fernando Ferrari, o asfalto cedeu com a passagem da água, formando uma cratera.


(Gabriel Haesbaert/ Agência RBS)

Alguns carros ficaram atolados devido à forte chuva. Na Rua Vitório Cauzzo, no bairro Parque Dom Antônio Reis os pátios das casas também ficaram inundados.


Casa alagada no bairro Parque Dom Antônio Reis (Crédito: Mariana Pedro"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Muro desaba e casas correm risco de desabar na Rua General Neto, em Santa Maria

Próximo

Familiares fazem caminhada silenciosa para lembrar das vítimas da tragédia

Geral