Os estragos causados pelo temporal que atingiu o Estado neste sábado ainda estão sendo sentidos em Santa Maria. Pelo menos 14 bairros da cidade ficaram sem energia elétrica entre o sábado e domingo. Alguns clientes seguem sem luz por mais de 24 horas. Além disso, 25 casas foram destelhadas.
:: Temporal deixa casas destelhadas e clientes sem luz na Região Central
:: Pelo menos quatro cidades da região sofrem com a falta de água
:: Dois homens ficam feridos em função do temporal em São Gabriel
No bairro Campestre do Menino Deus, o registro da Defesa Civil foi de 96 milímetros de chuva em dois dias. Normalmente, a média mensal da cidade é de 120 milímetros. Caçapava do Sul, com 14 casas destelhadas, teve rajadas de 110 quilômetros por hora.
_ Estamos levando lonas para as pessoas atingidas pelo temporal. Já foram distribuídos mais de 400 m² em lonas _ disse o secretário de Ação Comunitária de Santa Maria, Adelar Vargas, que percorreu a cidade no sábado e domingo, junto com a Defesa Civil, para avaliar os estragos.
Conforme a Defesa Civil, mais de 10 bairros e distritos registraram incidentes, como árvores e postes caídos, estruturas destelhadas e alagamentos em vias.
Mais de 24 horas sem luz
No Rio Grande do Sul, mais de 300 mil imóveis ficaram sem energia elétrica. Conforme relatos de moradores, algumas residências em Santa Maria e Itaara, por exemplo, permanecem sem luz, contabilizando mais de um dia sem a prestação do serviço.
Moradora do bairro Residencial Lopes, Camila Righi, 25 anos, informou, na tarde deste domingo, que estava sem energia elétrica há mais de 24 horas.
_ Um carro da AES Sul veio aqui, olhou e foi embora. Tem fios de um poste caídos no chão e estamos sem luz desde as 19h30min de sábado _ disse a moradora da Rua dos Ciprestes.
De acordo com os leitores do Diário de Santa Maria, que mandaram informações pela página do jornal no Facebook, os bairros Camobi, Patronato, Rosário, Urlândia, Nossa Senhora de Lourdes, Lorenzi, Duque de Caxias, Passo das Tropas, Passo d'Areia, Itararé e Centro foram os mais afetados pela falta de luz.
_ Ninguém atende no telefone da AES Sul. Tenho seis filhos, dentre eles, uma de dois anos que tem bronquite asmática e pre"