Crise no estado

Em protesto, mais viaturas da Brigada Militar estão fora de ação em Santa Maria

Naiôn Curcino

"

A crise financeira que atinge o Estado e que teve seu ápice nos últimos dias com o parcelamento dos salários dos servidores estaduais reflete cada vez mais no andamento de serviços essenciais à população. Na Brigada Militar de Santa Maria, uma das classes mais afetadas, como forma de protesto, os policiais estão apontando, com mais frequência, problemas mecânicos e de documentação nas viaturas, já que, por lei, não podem entrar em greve. Com isso, as viaturas ficam "baixadas", sem poder circular pela cidade.

Mesmo com protestos, policiamento ostensivo é visto no centro de Santa Maria

Conforme o diretor regional da Associação dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar, João Corrêa, em Santa Maria, apenas quatro viaturas estariam disponíveis para o serviço: uma do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) e três do 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE).

Cerca de 1,2 mil manifestantes participaram de protesto pelas ruas do centro de SM

- As viaturas do BOE são unidades de apoio, assim como estão em Santa Maria, podem estar em qualquer outra cidade. Com os policiais a pé na rua, temos uma falsa sensação de segurança. Empurramos com a barriga algumas coisas e, hoje, estamos mostrando para o governo que tem muita coisa errada - desabafa Corrêa.

Moradores rendem bandido que tentou assaltar jovem em Santa Maria

O comandante do 1ºRPMon, tenente-coronel Gedeon Pinto da Silva, admite que as baixas de viaturas estão ocorrendo mais do que o habitual e que, atualmente, há quatro viaturas disponíveis no 1º RPMon. A recém-criada Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) é um dos setores mais atingidos, já que as suas seis motocicletas estão fora de combate.

Ladrão "espera" uma hora para ir para delegacia em Santa Maria

Outras 15 viaturas também estão sem rodar, seja por problemas mecânicos ou de documentação. Com a situação, os policiais estão saindo a pé para fazer o policiamento. Os cavalos também têm saído com maior frequência.

Mais da metade da BM está fora das ruas em Santa Maria, diz sindicato

- Já teve situações de que tivemos só uma viatura, mas hoje temos quatro rodando. Se, até o final do turno, elas continuarão rodando, não tenho como dizer. As que baixaram não estavam em condições, e é padrão elas não serem deslocadas - explica Gedeon.

Leia mais notícias sobre a paralisação dos servidores estaduais na Região Central

No 2º BOE, a situação seria semelhante, entretanto, o comandante do batalhão, major Cleberson Bastianello, preferiu não detalhar números. Conforme ele, as baixas de viaturas estão dentro da normalidade.

- O BOE está em di"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem morre após ser atropelado na BR-158 em Dilermando de Aguiar

Próximo

Para chegar ao Atacadão, pedestres enfrentam problemas

Geral