A segunda semana de abril foi recordista de reclamações de buracos nas ruas de Santa Maria. Entre os dias 9 e 14 de abril, a sessão "Tem Conserto?", do site do Diário, recebeu 71 registros de leitores informando sobre a situação. Só no bairro Cerrito, foram 20 registros das ruas Pedro Santini e Adão Comasseto. O bairro Camobi é o segundo colocado no ranking dos buracos, com cinco reclamações, seguido pelo bairro Urlândia, com quatro (veja a lista completa abaixo).
Confira a página especial do "Tem Conserto?"
Beatriz Zanini é moradora há um ano do Condomínio Moradas, no Cerrito. A operadora de caixa conta que os buracos da Rua Pedro Santini só aumentam, gerando novos problemas em toda a extensão da via. Segundo Beatriz, os moradores já entraram em contato com a prefeitura por diversas vezes sem sucesso:
Os buracos são enormes, umas crateras. É horrível passar por ali. Carros já foram danificados por conta da buraqueira. Já arrumaram várias vezes, mas quando chove, os buracos abrem de novo, cada vez maiores comenta a moradora.
A síndica do Moradas, Marizelda Otaran, confirma o relato de Beatriz. De acordo com a síndica, os buracos também existem na Rua Adão Comasseto, causando acidentes com quem tenta desviar dos buracos.
Acredito que o asfalto seja muito fino e não suporta o peso. É muito movimento de veículos, tanto de quem mora nos condomínios quanto de ônibus. O asfalto não aguenta. A prefeitura tapa um, mas depois acabam se abrindo mais dois. É complicado lamenta a Otaran.
Na Rua Adão Comasseto, no bairro Cerrito, os buracos estão presentes em toda a via. Foto: Marizelda Otaran/Arquivo Pessoal
Problemas devem ser protocolados na prefeitura
O Diário telefonou para o celular do secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, por mais de cinco vezes e não obteve retorno sobre o problema. Na primeira semana de abril, ele havia afirmado que uma equipe da prefeitura realiza a Operação Tapa-Buraco diariamente a partir do mapeamento dos buracos existentes.
A secretaria alerta que os problemas precisam ser protocolados na Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços, localizada na Rua Venâncio Aires, 2.277, no Centro. O horário de funcionamento da secretaria é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h. Mais informações pelo telefone (55) 3221-3068.
Como participar do "Tem Conserto?"
O "Tem Conserto?" foi criado para dar vazão aos problemas de infraestrutura que afetam a sua rua. Por meio de um formulário, disponível no site do Diário, moradores podem detalhar os problemas existentes e enviar fotografias.
Se você tiver alguma reclamação, clique aqui.
Os problemas:
Bairro São João
Rua Vitória Saciando Reginato
Bairro Medianeira
Rua Mário Salvador
Bairro Cerrito
Rua Pedro Santini
Rua Adão Comasseto
Bair"