Documentário “Tempos de Peste”, da TV OVO, estreia nesta quinta na Feira do Livro

Jewison

Documentário “Tempos de Peste”, da TV OVO, estreia nesta quinta na Feira do Livro
Foto: divulgação/ TV OVO

A peste bubônica que assolou Santa Maria em 1912 vai ser retratada, não por acaso, na primeira Feira do Livro sem atividades híbridas desde o início da pandemia da Covid-19. A ligação entre o passado e o presente pandêmico é tema do lançamento da TV OVO, “Tempos de Peste”, documentário dirigido por Marcos Borba. O curta será exibido nesta quinta-feira, às 19h, no Theatro Treze de Maio. A data também marca os 26 anos do coletivo e faz parte da programação da 49ª edição da Feira. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na hora ou na bilheteria do Treze.

LANÇAMENTOS EM TEMPOS DE COVID

Tempos de Peste (2022) tem direção de Marcos Borba e mostra como a história, de certo modo, é cíclica, já que explora a conexão entre a pandemia atual e a peste bubônica que assolou Santa Maria em 1912.

– Foi desafiador encontrar imagens que sintetizassem a aproximação entre o surto do século passado e a pandemia. Ao mesmo tempo, Santa Maria ainda tem lugares históricos que se inserem nestes dois contextos para conectar as épocas – comenta Borba.

Durante os 17 minutos e 45 segundos da produção, são usados como fios condutores personagens, como agentes de saúde.

10 motivos para visitar a Feira do Livro

“Trazemos a história de uma pessoa que está na ponta, que trabalha com saúde na periferia. O filme chama a atenção para as regiões que estão à margem da cidade e como a população desses lugares sofreram com os impactos da pandemia”.

O documentário Tempos de Peste tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM) e faz parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade 2021.

Sinopse

Os tempos de peste rondam a história da humanidade. A espiral histórica prova que um século não é capaz de transformar a sociedade. Descrença, intolerância e desigualdades estão presentes no surto de peste bubônica que ocorreu em Santa Maria na década de 1910 e na pandemia do novo coronavírus que surge em 2020.

FEIRA VENDE MAIS DE 20 MIL LIVROS

Até terça-feira, 20.700 livros foram comercializados durante esta Feira do Livro. Com uma média diária de 1.725 exemplares vendidos por dia, se manter este ritmo, a tendência é que a edição supere as vendas de 2021, que alcançou 25.440 títulos.

– Em princípio, (o número de vendas total) deve ser relativamente maior. Senão fosse aqueles dias chuvosos do início seria muito maior, mas, independente de venda, o que devemos ressaltar é oportunidade cultural. Essa sim, não temos como dimensionar – avalia Télcio Bresolin, presidente da Câmara do Livro de Santa Maria.

A Feira do Livro fica na praça até o próximo sábado.

PROGRAMAÇÃO

Trenzinho da Leitura

Local: Praça Saldanha Marinho (em frente ao Shopping Independência)Horário: 14h às 17h

Espetáculo – O Sensacional Circo Amaral (Grupo Clowncando)

Local: Theatro Treze de Maio.Horário: 14h30min

Lançamento de livros – 14h às 18h

Coletânea Internacional ‘Infinito olhar’ – autores/orgs: Diversos autoresColetânea Internacional Solene Mente – autor/org: homenageado, Lopito FeijóHistória de uma terra de gente que acredita. 200 anos. Bairros de Cruz Alta – autores/orgs: Professores da Rede Municipal de Cruz Alta (RS)A.·.R.·.L.·.S.·. REMANSO: 1898 – 2021 – autor/org: Moizés Silveira de MenezesIdas e vindas: mensagens mediúnicas – autora/org: Sarah Waihrich CulauAs Cinco Tumbas de Gumersindo Saraiva e outras histórias de guerras gaúchas -autor/org: Ricardo Agne RitzelHistórias de um formigueiro cidadão – autora/org: Patrícia GonzattoO menino que viajava pelos livros. A infância de Erico Verissimo – autor/org: Leonir de Lurdes Batista

Livro Livre – TV OVO – Lançamento do documentário ‘Tempos de Peste’

Local: Theatro Treze de MaioHorário: 19h

Leia mais notícias de Cultura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto leva prática de xadrez para dentro da Escola Municipal Pinheiro Machado Anterior

Projeto leva prática de xadrez para dentro da Escola Municipal Pinheiro Machado

Próximo

PLURAL: Onde estão as livrarias? O gato comeu, acho que ninguém viu…

Geral