Guia de sobrevivência para estudantes

Dicas para manter sua (nova) casa limpa e organizada

"

Ser dono do próprio nariz, ter liberdade para fazer o que quiser e a hora que quiser porque agora você mora sozinho e é "independente". OK! Mas, se de repente, a galera resolver fazer uma junção na sua casa ou pintar uma jantinha romântica, não dá para fazer feio, né?

Foi pensando nos estudantes que todos os anos chegam em Santa Maria que o Diário publicará uma série de reportagens do Guia de Sobrevivência do Estudante.

O espaço onde você vive precisa ser habitável, o que requer organização e limpeza. Mas fique calmo, manter a casa em ordem e limpinha nem dá tanto trabalho assim.

O químico santa-mariense Marçal Paim da Rocha ainda reforça que, principalmente a cozinha e o banheiro merecem atenção especial. O primeiro pela manipulação de alimentos e o segundo pela questão sanitária. Em relação aos produtos, não existe nada milagroso. O importante é atentar para as informações do rótulo e o registro no Ministério da Saúde.

Separamos algumas dicas e truques para facilitar sua vida

Roupas:

- Preste atenção em alguns cuidados como, por exemplo, separar as roupas claras das coloridas na hora de lavar e não colocar peças delicadas na máquina de lavar. Também procure fechar os zíperes, abotoar todos os botões para que não enrosquem em tecidos e danifiquem a peças. O alvejante não deve nunca ser colocado diretamente sobre os tecidos. Em geral, as etiquetas são boas amigas e costumam dar instruções de como lavar, secar e passar roupas adequadamente.

- Tipos de mancha. A mancha de gordura pode ser removida com detergente neutro sobre a área afetada, com talco e uma tolha de papel em cima ou, ainda, misturando 1 colher de detergente e 1 colher de lustra-móvel e esfregando a mancha. Roupas amareladas pelo suor podem ser clareadas com a colocação de uma pasta a base de bicarbonato de sódio e água. Manchas de vinho, café e molho, vale derramar água com gás e secar com um papel-toalha

Louça

- Higienize a esponja. Basta colocar água bem quente e um detergente antibacteriano. Em seguida, mergulhe a esponja em uma solução de água sanitária e água (uma colher de sopa de água sanitária para quatro litros de água) e deixe-a de molho por uma hora. Outra maneira facílima é colocar a esponja úmida no micro-ondas e aquecê-la em alta temperatura por dois minutos.

Banheiro

- Para limpar rejuntes e azulejo, junte uma colher bicarbonato com metade de um limão, aplique e deixe agir por 5 minutos. Isso deixará tudo branquinho. Na privada, vinagre branco é um agente de absorção que pode funcionar na remoção de manchas e odores. Parece estranho mas, refrigerantes de cola também podem ser usados em vasos sujos, pois os ácidos da bebida podem matar as bactérias, e o gás ajuda a desfazer os depósitos de calcário. Deixe a escova sempre mergulhada em uma solução com sabão ou água sanitária, para que você sempre a tenha à mão para dar uma esfregada rápida.

Geladeira

- A primeira coisa é desocupar o local e jogar fora tudo o que já passou da validade. Frutas e legumes velhos são responsáveis por causar mau cheiro. Depois, faça uma solução com duas colheres de bicarbonato de sódio e 1 litro de água quente e vá limpando com pano limpo. Para manchas realmente teimosas, tente usar um pouco de pasta-de-dentes branca. Ela serve como limpador abrasivo e produz um ótimo odor. Deixar um potinho com café seco no interior do eletrodoméstico também irá acabar com o cheiro ruim.

Confira mais algumas dicas sugeridas pelo químico e que você mal se dá conta no dia a dia:

- Opte pel"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Hospital de campanha pode ser solução para superlotação do PS do Husm

Próximo

Para emergências, uma lista de telefones úteis

Geral