O mês de julho, que se encerra nesta segunda-feira, pode ter sido um dos mais quentes - ou talvez o mais quente - dos últimos anos em Santa Maria. De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) isso acontece porque foram registrados bloqueios atmosféricos sobre o Oceano Pacífico, que refletem em Santa Maria, resultando em Vento Norte e calor fora de época.
104 vagas de empregos e estágios para segunda-feira
Depois de registrar temperaturas máximas de 29,4ºC no sábado e 29,8ºC no domingo, Santa Maria deve ter chuva a partir de quarta-feira, fazendo as temperaturas reduzirem até o final da semana. Até terça-feira, o tempo seco e quente permanece, conforme Verardo.
Na quarta-feira, as temperaturas começam a reduzir. O dia começa quente, com máxima de 23ºC e durante a noite deve ser registrada a temperatura mínima de 14ºC. Na quinta-feira, a chuva só deve parar à noite e a temperatura cai ainda mais, com mínima prevista de 12ºC e máxima de 15ºC. Não há risco de temporal.
Pais pedem agilidade na transferência dos processos para a esfera federal
Na sexta e no sábado deve ser ainda mais frio, porém com sol: as mínimas devem ser próximas dos 7ºC e máximas de 19ºC.
POUCA CHUVA NO MÊS
Segundo Verardo a média de chuva prevista para o mês de julho, em Santa Maria, era de 145 mm, porém, choveu apenas 14,7 mm, cerca de um décimo do que era esperado.
Ângelo Franco é o grande campeão da 37ª Coxilha Nativista
Em agosto, durante a primeira quinzena, também deve chover pouco, antecipa o meteorologista. A falta de chuva, nesta época do ano, pode prejudicar as pastagens de gado além das plantações de cevada e trigo.