Além dos bombeiros, Base Aérea de Santa Maria e Exército são acionados para ajudar no resgate às vítimas no Vale do Taquari

Além dos bombeiros, Base Aérea de Santa Maria e Exército são acionados para ajudar no resgate às vítimas no Vale do Taquari

Foto: prefeitura de Muçum

Equipes de Santa Maria estão mobilizadas para ajudar no resgate e no salvamento de pessoas atingidas pelo impacto causado pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul nos últimos dias.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Enquanto os militares do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Santa Maria, foram para o Vale do Taquari, a Base Aérea e o Exército Brasileiro também foram acionados.

 

Segundo informações da assessoria de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB), dois helicópteros modelo H-60 Black Hawk, do Esquadrão Pantera, de Santa Maria, foram deslocados para atuar em Lajeado. As operações tiveram início durante a tarde desta terça-feira (5) e se estenderam durante a noite e madrugada com a utilização de óculos de visão noturna (NVG).


Já por parte do Exército, duas unidades militares estão de prontidão, sendo uma equipe do 4º Regimento de Carros de Combate (RCC) de Rosário do Sul e outra do 7º Batalhão de Infantaria Blindada (BIB) de Santa Cruz do Sul, subordinadas ao comando da 3º Divisão do Exército (DE), sediada em Santa Maria. Ambas estão em preparo, esperando serem acionadas para se deslocarem ao Vale do Taquari.



Militares do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Santa Maria, também estão na região do Vale do Taquari para auxiliar no resgate e salvamento de pessoas atingidas pelo ciclone extratropical. Oito agentes atuam no auxílio às vítimas desde a terça-feira (5).


– Estamos diuturnamente dando atenção às vítimas, sem descurar aqui da nossa própria região. Estamos atentos aos eventos climáticos que porventura podem acontecer. Há previsão de um alto volume de água aqui na região – afirmou o capitão Fábio Oliveira Quintana.  

31 mortes confirmadas  

Em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (6), o governador Eduardo Leite (PSDB), confirmou mais três mortes nos municípios de Lajeado, Estrela e Roca Sales. Assim, o número de vítimas fatais chega a 31.

  • Cruzeiro do Sul - 1
  • Estrela - 2
  • Ibiraiaras - 2
  • Lajeado - 2
  • Mato Castelhano - 1
  • Muçum - 15
  • Passo Fundo - 1
  • Roca Sales - 7
  • TOTAL - 31​


Santa Maria

Em Santa Maria, até a tarde de terça-feira (5), a Defesa Civil municipal contabilizou pelo menos 34 ocorrências, principalmente de alagamentos. Conforme a BaroClima Meteorologia, a chuva retorna à cidade na quinta-feira (7).


Em caso de emergência

A Defesa Civil, entre outras entidades, presta atendimento de ocorrências relacionadas a eventos climáticos: vendaval, alagamento, deslizamento de terra, e faz entrega de lonas, Brasilit, roupas e Cestas Básicas referentes às pessoas atingidas à esses eventos climáticos.

Defesa Civil do RS - 190/193

Defesa Civil de Santa Maria - 153

Defesa Civil de Lajeado - 3982-1150


*Contribuiu Luis Gustavo Santos e Bianca Guimarães.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para Escola Municipal de Aprendizagem Industrial de Santa Maria serão abertas no final deste mês Anterior

Inscrições para Escola Municipal de Aprendizagem Industrial de Santa Maria serão abertas no final deste mês

18 rodovias estaduais apresentam bloqueios devido às chuvas; confira Próximo

18 rodovias estaduais apresentam bloqueios devido às chuvas; confira

Geral