Um dente de animal da época da megafauna (quando mamíferos de grandes proporções habitavam a Terra), encontrado em Nova Palma, está armazenado no museu da PUCRS, em Porto Alegre. A informação foi confirmada pela equipe do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa) ao coordenador do Departamento de Cultura e Turismo do Município de Nova Palma, Diego Hahn.
Havia rumores da existência da peça, que se trata de um dentemolar de um mastodonte. A peça mede aproximadamente 20 centímetros, e sua localização foi confirmada após busca feita pelos paleontólogos Leonardo Kerber e Flávio Pretto junto à instituição da capital. O fato é de extrema relevância, pois comprova que animais daquela época (Mioceno ao Pleistoceno) estiveram também na região. O mastodonte, do gênero Notiomastodon pode ser considerado um parente extinto dos atuais elefantes e foi extinto há cerca de 10 a 11 mil anos.
No CAPPA há ainda outros ossos de idade similar encontrados em Nova Palma. A identificação do animal é inconclusiva. Trata-se de um mamífero de grande porte, podendo ter pertencido a um tatu-gigante, preguiça-gigante, ou mesmo a um mastodonte.
Entre outras possibilidades de exploração dessa descoberta, há agora o interesse de se fazer réplicas dessas peças, para exposição no Museu Histórico Municipal de Nova Palma.
Leia todas as notícias