Santa Maria avança na implantação do Programa RS Social Recomeço para atendimento à população em situação de rua

*com informações da prefeitura de Santa Maria

Santa Maria avança na implantação do Programa RS Social Recomeço para atendimento à população em situação de rua

Foto: Samuel Marques (PMSM)

Santa Maria está entre os quatro municípios do Rio Grande do Sul selecionados para receber o Programa RS Social Recomeço, iniciativa do governo estadual voltada à construção de uma política pública permanente para pessoas em situação de rua. Na manhã desta segunda-feira (19), o prefeito Rodrigo Decimo (PSD) coordenou uma reunião técnica com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel (MDB), e equipes das duas esferas para alinhar as etapas do projeto no município.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A proposta prevê a implantação do espaço chamado Cidade Recomeço, que, em Santa Maria, deverá ser construído na Região Norte do município, em uma área próxima a escolas e unidades de saúde. O local será destinado ao acolhimento de indivíduos e famílias em situação de rua, oferecendo acesso a água, alimentação, acompanhamento social e qualificação profissional, com o objetivo de promover autonomia, segurança e novas oportunidades.

– Vamos continuar conversando com a equipe do Estado para que entendam nossas demandas nas áreas de desenvolvimento social, saúde e educação. Assim, juntos, vamos construir esse programa para dar mais dignidade e mais oportunidades para as pessoas em situação de rua em Santa Maria – destacou o prefeito Rodrigo Decimo.

O convênio entre o Estado e os municípios contemplados deve ser assinado no mês de fevereiro. Para a etapa inicial, que inclui a terraplanagem e a construção da base do espaço, o investimento previsto é de aproximadamente R$ 1,12 milhão, com recursos compartilhados entre o governo estadual e a prefeitura. Em Santa Maria, a previsão é de que sejam instalados 60 módulos habitacionais no espaço Cidade Recomeço.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, o programa tem como referência experiências bem-sucedidas de outros estados:

– Um dos programas que serviu de base para as nossas equipes técnicas na elaboração do Recomeço foi a iniciativa paulista Vila Reencontro. Após a pandemia, houve um aumento significativo de pessoas em situação de rua. Por isso, o objetivo do RS Social Recomeço é acolher, qualificar e gerar oportunidades para quem mais precisa – afirmou.

Ao final da reunião, ficou definido que novas escutas técnicas serão realizadas entre as secretarias municipais e estaduais, além de uma visita ao local onde será implantada a Cidade Recomeço em Santa Maria. As próximas etapas devem aprofundar o planejamento do espaço e a integração das políticas públicas envolvidas.


Entenda o cenário em Santa Maria:


Leia também: 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria avança na implantação do Programa RS Social Recomeço para atendimento à população em situação de rua Anterior

Santa Maria avança na implantação do Programa RS Social Recomeço para atendimento à população em situação de rua

Renovação automática de CNH já beneficiou mais de 300 mil condutores, informa Ministério Próximo

Renovação automática de CNH já beneficiou mais de 300 mil condutores, informa Ministério

Geral