Diário nos Bairros

Creche Comunitária no bairro Lorenzi funciona com a ajuda de voluntários

Dandara Flores Aranguiz

"

Em setembro de 2009, o projeto de vida de Célia Roseli Tavares Dominguez se materializou. O desejo de ajudar pessoas fez com que, com a força e apoio da família, ela fundasse a Creche Comunitária Criança Feliz, no bairro Lorenzi, em Santa Maria. A fundadora e idealista acabou falecendo em fevereiro do ano passado.

Leia mais notícias da coluna Diário nos Bairros

E, para não deixar o trabalho acabar, Danielli Dominguez, a filha do meio de Célia, seguiu com o serviço. A creche é mantida com doações e atende cerca de 50 crianças carentes, com idades entre dois e cinco anos, filhos de moradores dos bairros Lorenzi, Minuano, Passo das Tropas e Tomazzetti.

– A minha mãe sempre teve o sonho de poder ajudar outras pessoas. E ela sempre dizia que as crianças são o futuro da nação. Acreditando na educação e na disciplina, ela decidiu fundar a creche. Na região, temos muitas famílias pobres, e os pais não tinham onde deixar as crianças para ir trabalhar – explica a jovem, que junto ao pai, dirige a creche.

Pela manhã, os pequenos desenvolvem atividades pedagógicas e didáticas. À tarde, depois do lanche, eles se divertem nos momentos de recreação. Ao todo, são 11 voluntários (seis assistentes de telemarketing, três motoboys, uma faxineira e uma cozinheira) que ajudam a manter viva a iniciativa. Duas pedagogas contratadas auxiliam no ensino e cuidado dos alunos. A ideia é proporcionar uma infância de qualidade.

– Aqui, elas recebem carinho, amor, atenção. Os mais velhos já saem aprendendo a ler e escrever, coisas que eles não aprenderiam ficando em casa – avalia Danielli.

O local é bem organizado: tem a pintura em dia, móveis bem conservados e materiais em ordem. Uma hortinha ao fundo da área de lazer foi feita pelos próprios alunos. A professora Franciela Binotto, coordenadora pedagógica, dá a receita para o sucesso:  carinho e atenção.

– Muitas não teriam essa oportunidade, uma educação correta. E o retorno das crianças é muito gratificante. Tentamos amenizar a situação de casa e damos o principal, que é o carinho. Tem crianças que não querem sair, não querem ir para outras escolas. Quer  dizer que fizemos alguma coisa boa, né? – diz a pedagoga.

Em coro, a criançada se despediu da nossa reportagem: "muito obrigado, voltem sempre!".

COMO AJUDAR

– A creche aceita doações de alimentos não perecíveis, roupas, mochilas, livros e material escolar. Quem quiser pode ajudar sendo
voluntário ou doando dinheiro. Eles também aceitam doação de colchões, roupas de cama e ventiladores 
Telefone: (55) 3211-2275
Endereço: Rua da ABS, 151, Vila Bom Jesus, bairro Lorenzi

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Adolescente assalta ferragem e foge com R$ 2,2 mil em Santa Maria

Próximo

2º professor de odontologia da UFSM é condenado por estelionato

Geral