Foto: Corsan (Divulgação)
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) iniciou, na última semana, a segunda etapa da obra para ampliação da rede de abastecimento de água em três bairros e no Centro de Instrução de Santa Maria (Cism). A nova canalização está sendo instalada para distribuição de água tratada, na Estrada Capitão Vasco da Cunha, no trecho entre a BR-158 e o Cism. O investimento é de R$ 3 milhões.
Segundo a Corsan, a canalização, de três quilômetros, irá dobrar a capacidade de abastecimento de água naquela área, abrangendo os bairros Boi Morto e Renascença, Loteamento Humaitá e o Cism.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O projeto também prevê a implantação de um reservatório elevado, que irá aumentar o armazenamento de água para até 100 mil litros, e a instalação de cinco hidrantes (equipamentos hidráulicos utilizados em casos de incêndio) para atender o complexo militar da região. A conclusão é prevista para agosto de 2024.
Por ser realizada pelo método não destrutivo, que não danifica a pavimentação, a obra não deverá causar bloqueio de trânsito. Com esse sistema, as aberturas para instalar a canalização são feitas de forma subterrânea, sem danificar o asfalto ou as calçadas.
Apenas os seis pontos de ligação do encanamento serão colocados pelo sistema convencional, que para isso será necessário furar o pavimento.