Confira algumas dicas para manter a alimentação saudável durante o inverno

Naiele

Confira algumas dicas para manter a alimentação saudável durante o inverno
Quem disse que o inverno é só para comer coisas gordurosas e muito chocolate? A temporada de frio também é uma ótima oportunidade para variar o cardápio e sem fugir da alimentação saudável.

Para se aquecer no inverno o corpo precisa aumentar o consumo de energia para manter a temperatura corporal, o que faz com que as pessoas comam mais e optem por refeições mais calóricas. É preciso ficar alerta para os possíveis problemas nos excessos que o inverno pode trazer e dá algumas dicas para conservar a saúde durante essa estação.

Nesse período, é importante redobrar a atenção com o que se come, pois as pessoas ficam propensas a cometer exageros nas refeições, ao mesmo tempo em que ficam vulneráveis à algumas doenças sazonais. Manter uma alimentação equilibrada será um bom aliado para evitar esses problemas.

Sugestões para manter a alimentação balanceada no inverno:

1. Varie nas sopasCaldos e sopas são pratos típicos do inverno e ótimas opções para incluir no cardápio. Podem ser muito nutritivos e excelentes aliados da saúde quando bem preparados. O uso de produtos integrais aumenta a sensação de saciedade, por causa das fibras, e evitar exageros. Além disso, o recomendado é combinar vegetais e legumes para deixar a refeição ainda mais nutritiva.

2. Use gorduras boasUm excelente item para incluir nas pequenas refeições são as oleaginosas. São ricas em nutrientes e auxiliam no controle do nível do colesterol ruim e bom. As vantagens dessas sementes são muitas. Por serem práticas vão ajudar a diminuir o consumo de doces e de salgadinhos que aumentam o nível do colesterol ruim.

3. Não esqueça as frutasPara as refeições intermediárias, o consumo de frutas da estação é sempre uma boa pedida. Uma alternativa é optar por frutas secas e cristalizadas, elas são mais práticas para carregar e não vão deixar você perder os nutrientes e as vitaminas que elas oferecem.

4. Hidrate-se sempreCom o clima frio a vontade de beber água pode não aparecer tanto quanto no verão, mas isso não quer dizer que no inverno diminui a necessidade de se manter hidratado. Independentemente da estação do ano, a água desempenha um importante papel no organismo. Além de regular a temperatura corporal, auxilia no transporte de nutrientes, na digestão e em muitas outras reações do corpo humano. Por esses motivos, devemos nos hidratar durante todo o dia.

5. Varie nas bebidasO inverno é um período para aproveitar e beber chás e sucos de frutas naturais, principalmente as que são fonte de vitamina C. No entanto, é preciso cautela quanto ao uso do açúcar refinado. Algumas dessas bebidas podem ajudar a reforçar o sistema imunológico, por serem ricas em vitaminas e nutrientes. Os chás ainda podem exercer a função de auxiliarem o sistema digestivo e no controle do peso. Mas, é importante ficar atento na hora de adoçar e não cometer exageros. Uma boa opção é o uso do açúcar de coco ou mascavo.

6. Substitua alimentosTrocar alimentos comuns por integrais traz uma série de vantagens. Eles são ricos em fibras e promovem benefícios como o bom funcionamento do intestino, controle de açúcar no sangue e colesterol. Também prolonga a sensação de saciedade. Investir na qualidade das refeições e não somente na quantidade é uma dica valiosa para manter a saúde e o bem-estar em dia no inverno. Substituir alguns alimentos vão ajudar no dia a dia, como por exemplo, escolher uma massa integral quando bater aquela vontade de uma macarronada, ou optar pelos chocolates mais amargos ou alfarroba, um excelente substituto para o doce.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De olho na saúde bucal dos pequenos Anterior

De olho na saúde bucal dos pequenos

Com o pronto-socorro superlotado pela 16ª vez neste ano, HUSM irá atender apenas pacientes encaminhados pelo SAMU Próximo

Com o pronto-socorro superlotado pela 16ª vez neste ano, HUSM irá atender apenas pacientes encaminhados pelo SAMU

Geral