Começam as bodas de ouro da Feira do Livro de Santa Maria

Bernardo Abbad

Começam as bodas de ouro da Feira do Livro de Santa Maria
Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Pelos próximos 16 dias, Santa Maria vai fazer jus ao termo Cidade Cultura. Afinal, a Praça Saldanha Marinho vai ser o grande palco da segunda maior feira do livro a céu aberto da América Latina. Além da estrela da festa, o livro, é claro, muita música, dança, teatro e intervenções culturais fazem parte da extensa programação da 50º Feira do Livro de Santa Maria, que segue até o dia 13 de maio.

Quem dá o pontapé nas comemorações de meio século da festa nesta sexta-feira (28) é a Cia Retalhos de Teatro, com a apresentação do espetáculo A Caligrafia da Dona Sofia, às 14h30min, no Theatro Treze de Maio. O palco centenário, inclusive, também receberá grande parte da programação. A peça é baseada no livro do pernambucano André Neves e tem direção de Julio César Aranda. No elenco, Rafaela Drey Costa, Helquer Paez, Rafael Jacinto, Juliet Castaldello e Fernanda Kühleis.

Para Helquer Paez, é uma felicidade participar de mais uma edição da Feira do Livro de Santa Maria, ainda mais com um espetáculo tem tudo a ver com o evento. Ele interpreta o carismático carteiro Ananias, que, junto com as fadas Léa, Lia e Cléa, entrega poesias escritas pela professora aposentada Dona Sofia para o vilarejo.

– É uma responsabilidade e tanto. Afinal, é um texto que fala de poesia pura. Ano passado, nós apresentamos a peça e o próprio autor André Neves assistiu e gostou bastante. Este espetáculo nos trouxe vários prêmios nacionais e internacionais em festivais de teatro, inclusive de melhor espetáculo e melhor ator para mim. A importância de ter Feira do Livro na cidade é cultural, tem muita troca de conhecimentos e literaturas – avalia Helquer.

Cerimônia

A primeira tarde de Feira segue com intervenções ao longo do dia: as poéticas, da Cia. Armazém, e teatrais, com personagens do Teatro Por Que Não? O primeiro lançamento da 50º Feira do Livro será a Revista do Centenário da Gráfica Palotti e Revista Rainha, do grupo Palotti, que preparou um belo espaço para receber os lançamentos e sessões de autógrafos das 210 obras que serão lançadas na feira.

Às 18h, ocorre a abertura oficial, também no Theatro Treze de Maio, com autoridades e homenagens aos patronos e retrospectiva das 50 edições da festa literária, em vídeo.

– Tem esse momento protocolar, no Theatro, com convidados, para que façamos a abertura oficial do evento com a importante frase: “Está aberta a quinquagésima Feira do Livro de Santa Maria”. Eu digo atodos para irem até a Praça Saldanha Marinho que vão ter várias surpresas – convida a secretária de Cultura Rose Carneiro.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

O quê – espetáculo A Caligrafia da Dona Sofia – Cia RetalhosOnde– Theatro Treze de MaioQuando– 14h30min

O quê– Intervenções Poéticas – Cia ArmazémOnde– Praça Saldanha MarinhoQuando– 16h

O quê– intervenção com personagens de O Circo do Mundinho Feliz – Grupo Teatro Por Que Não?Onde– Praça Saldanha MarinhoQuando– 17h30min

O quê– Abertura oficial da Feira– homenagens aos patronos e retrospectiva das 50 edições da Feira do LivroOnde– Theatro Treze de MaioQuando– 18h

LANÇAMENTOS

O quê– Revista do Centenário da Gráfica Palotti e Revista Rainha – Gráfica Palotti

Onde– Praça Saldanha Marinho

Quando– 17h

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bancas da 50ª Feira do Livro abrirão na tarde desta sexta-feira e outras 5 notícias para você ficar sabendo

Próximo

Santa-mariense é empossado desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Geral