trânsito

Começa o fechamento definitivo da Rua Sete de Setembro

da redação

Foto: Gabriela Perufo (Diário)

Começou, na tarde desta sexta-feira, o fechamento definitivo da Rua Sete de Setembro, no Bairro Perpétuo Socorro. Desde o meio-dia uma equipe da prefeitura está no local montando a nova instalação. 

- Nós tiramos os provisórios que estavam aqui, agora estamos cumprindo exatamente o que está previsto no contrato em termos técnicos. A partir do momento em que terminarmos a colocação desse material, nós vamos solicitar que o engenheiro do Dnit venha até o local e possa fazer a avaliação. Essa avaliação é que vai dar o encerramento ao processo - explica o secretário de Mobilidade Urbana João Ricardo Vargas. 

O trânsito para veículos estava bloqueado desde o dia 3 de janeiro com blocos de concreto. Hoje a estrutura provisória foi retirada e começou a colocação da nova instalação, chamada de New Jersey, normalmente usadas em rodovias, com cerca de meia metro. A obra foi concluída hoje e aguarda vistoria do Dnit. A passagem de pedestres é liberada em uma das pontas da barreira. 

O prazo fechar o cruzamento termina neste domingo. Caso a ordem fosse descumprida, a prefeitura teria de pagar uma multa de R$ 15 milhões.  

A situação vem se arrastando desde 2004, quando foi assinado um convênio pela então Gestão Municipal (Valdeci Oliveira, do PT) para a construção do túnel no final da Avenida Rio Branco. Como o viaduto foi feito, mas a prefeitura depois se opôs ao fechamento da Rua Sete, o município foi alvo de uma ação judicial que obrigava o trancamento da rua que liga o Centro aos bairros Perpétuo Socorro e Itararé.

Após bloqueio, como fica o trânsito no entorno da Rua Sete

MÃO DUPLA
A mudança definitiva aconteceu na Rua Borges do Canto. Após ter se tornado rua de sentido único, no dia 28 de dezembro, a mudança foi revertida e desde ontem a via passou a ser como era antes, ou seja, de mão dupla novamente. De acordo com Vargas, a alteração aconteceu por conta do pedido da comunidade daquela região.

Os itinerários das linhas do transporte coletivo que trafegam pelo Bairro Perpétuo Socorro também sofreram alterações. As linhas Chácara das Flores, Vila Oliveira, Itararé-Brigada, Salgado Filho, Nonoai, Casa de Saúde, Jardim Berleze, Maringá, Campestre e Campestre-Vila Schirmer, no sentido Bairro - Centro, não passam mais pela Rua Borges do Canto e sim, pela Avenida Itaimbé. Com isso, as linhas seguem pela Rua Sete de Setembro, Avenida Itaimbé, Avenida Rio Branco e, após, terão itinerário normal até o Centro.

No sentido Centro - Bairro, não há novas mudanças porque as linhas já passavam pela Avenida Itaimbé. 

MEDIDA NÃO AGRADA A COMUNIDADE
Quando voltava do Centro, o comerciante autônomo Jorge Khader, 55 anos, parou para ver com os próprios olhos uma cena que não desejou: as barreiras bloqueando a Rua Sete de Setembro. As barreiras ficam a cerca de 500 metros da casa onde mora desde os 13 anos: 

- Nunca imaginei ver isso, é algo imaginável. Passava aqui três, quatro, cinco vezes por dia - lamentou.

Desde o anúncio da medida, no início do ano, o bloqueio da via causou revoltas nos moradores, comerciantes e empresários da região. 


A comunidade já realizou diversos protestos até o momento. Uma nova mobilização está marcada para a tarde desta sexta-feira. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A maioria dos leitores do Diário não concorda com o fechamento da rua Sete de Setembro Anterior

A maioria dos leitores do Diário não concorda com o fechamento da rua Sete de Setembro

Santa Maria tem mais dois locais para fazer placa de veículos no padrão Mercosul Próximo

Santa Maria tem mais dois locais para fazer placa de veículos no padrão Mercosul

Geral