pandemia

Começa nova etapa da Epicovid-19, que identifica predomínio do vírus em Santa Maria

Maurício Araujo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Identificar o predomínio do coronavírus na população é fundamental para conter a proliferação do vírus. Por isso, o entrevistadores do Estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Rio Grande do Sul (Epicovid19-RS) já estão visitando as casas dos santa-marienses para dar início a pesquisa. Até o dia 8 de fevereiro, 500 residências sorteadas serão visitadas pelas equipes. A pesquisa é liderada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e também é realizada no município, onde o projeto é conduzido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

RS começa a vacinar idosos a partir de 85 anos na próxima semana

Na manhã de sexta-feira, 53 voluntários selecionados participaram de um treinamento no Colégio Politécnico da UFSM. Destes, 25 irão fazer as visitas e os demais ficarão na equipe de apoio. Nestas fases - uma segunda rodada ocorrerá nos próximos meses - , será incluído o teste Elisa-UFRJ de anticorpos para a Covid-19, além dos testes rápidos e entrevistas que já fazem parte do processo.  Conforme a coordenadora do Laboratório de Epidemiologia do Departamento de Saúde Coletiva da UFSM, a médica epidemiologista Marinel Dall'Agnol, que é uma das coordenadoras do Epicovid19, a visitação é rápida, mas a participação da população é imprescindível para entender o atual momento do vírus no Estado.

Boletim nacional soma mais de 228 mil mortes e 9,3 milhões de casos de Covid-19

- Estas novas etapas têm algumas novidades, como o novo teste desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro que tem maior precisão no exame. Esse teste identifica a presença de anticorpos mesmo após alguns meses da infecção - explica Marinel.

Ressalta-se que os entrevistadores vão até as casas com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e levam uma caixa térmica do estudo identificada. Um cartão também fica disponível para ser visualizado no carro dos pesquisadores. Qualquer dúvida, o participante pode ligar para a Guarda Municipal, no número 153. Além da GM, que dá suporte e retaguarda informação a população, também é parceiro da pesquisa o Centro de Referência Covid-19, que tem cedido o espaço para ser sede da pesquisa.

Com três novas mortes, Santa Maria chega a 213 óbitos por Covid-19

EPICOVID19-RS

Entrevistadores visitam 4,5 mil famílias em nove cidades do Estado. Os moradores são convidados a fazer o teste e responder a um questionário. Os pesquisadores fazem apenas um furinho na ponta do dedo do participante. A amostra serve para o teste rápido, que faz a leitura em cerca de 15 minutos, e para o Elisa-UFRJ, que tem o resultado em uma semana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospital Regional de Santa Maria está com 90% dos leitos de UTI ocupados Anterior

Hospital Regional de Santa Maria está com 90% dos leitos de UTI ocupados

Próximo

Quatro balneários da região estão impróprios para banho

Geral