Começa a revitalização da Gare, que estará em obras pelos próximos seis meses

Começa a revitalização da Gare, que estará em obras pelos próximos seis meses

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

A Gare é símbolo de um período áureo de Santa Maria, que lhe garantiu o título de cidade ferroviária. Nos dias de hoje, o espaço recebe muitos eventos, mas sem aproveitar totalmente sua estrutura, pois um prédio está sem condições de uso. A partir desta semana, o cenário começa a mudar com as obras de revitalização do local, que tiveram início nesta segunda-feira. A empresa Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo, será a responsável pelos trabalhos. A construtora terá seis meses para concluir o serviço – até maio de 2024. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Alterações 

A obra consiste na restauração de todo o prédio da Gare. A cobertura e os banheiros precisarão ser inteiramente refeitos, por exemplo. Também será revitalizado o chamado lanternim, extensão do telhado que abriga a locomotiva e os vagões que ainda estão lá. Além de intervenções na plataforma, no próprio largo e na iluminação do local. 


Passo a passo 

Conforme o engenheiro civil da Versalhes, responsável pela obra,  Kemeron Eberhardt, 28 anos, os primeiros dias são de preparativos

–  Primeiramente, vamos fazer a limpeza dos pavilhões, junto com o tapume. Este é parte prioritária para nós, para evitar gente passando e algum problema. Em seguida, vamos remover os telhados dos pavilhões e das plataformas. E começamos com a colocação do novo telhado. E, depois, vem as questões hidráulicas, elétricas e outros tipos de acabamento.  

Na indicação de Eberhardt, o tempo pode atrapalhar o andamento das obras, principalmente pelo trabalho com o telhado.  O objetivo é correr com a obra para não sofrer com os prazos, complementa o engenheiro. 

Orçamento 

O custeio será feito por meio de recursos próprios do município e do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa II). A realização está orçada em R$ 5.549.852,20.

Gastronomia 

A Gare é um espaço que, obrigatoriamente, conforme o Termo de Cessão do edifício, precisa ter um vínculo com a memória ferroviária. Depois do restauro, a ideia é que se torne central para a economia criativa do município. Um dos pontos a ser explorado é a gastronomia.  

A prefeitura indica que, futuramente, deve abrir um edital para escolher como se dará a administração desse espaço gastronômico e qual será a contrapartida. A prefeitura também discutirá termos do aluguel, sobretudo, com relação à segurança 24h e a manutenção da estrutura. 


Histórico

  • A empresa Versalhes Incorporação e Construção Ltda já trabalhou com o Executivo municipal em outras oportunidades, como as obras de reconstrução da Escola Ione Medianeira Parcianello, no Bairro Tomazetti
  • A licitação para a obra foi lançada em maio de 2023 
  • Homologação da empresa ganhadora em 7 de novembro do mesmo ano
  • 20 de novembro, assinatura da ordem de serviço com a empresa encarregada


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre aos 62 anos em Faxinal do Soturno o empresário Geraldo Spanevello Anterior

Morre aos 62 anos em Faxinal do Soturno o empresário Geraldo Spanevello

Com alvará vencido, casa noturna de Santa Maria tem festa cancelada Próximo

Com alvará vencido, casa noturna de Santa Maria tem festa cancelada

Geral