lotação

Com apenas um leito de UTI para a Covid-19, Santa Maria beira a lotação máxima

Maurício Araujo

A situação da ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Santa Maria segue em uma escalada alarmante. Na tarde desta sexta-feira, há apenas um único leito UTI exclusivo para tratamento Covid-19 disponível no município. Ao longo desta semana, o crescimento exponencial e rápido está culminando na lotação dos hospitais do município. 

Vigilância em Saúde amplia monitoramento sobre a variante P1 do coronavírus no Estado

O único leito disponível é do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Deste a tarde de quinta-feira, o Hospital Regional está com 100% de ocupação. Na manhã desta sexta-feira, em um apelo emocionado, o diretor técnico do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, Luis Gustavo Thomé, comunicou que a instituição de saúde também está com 100% dos leitos de UTI Covid lotados.

HUSM
A qualquer momento, o cenário em Santa Maria pode mudar para a lotação máxima. Isso porque, conforme a gerente de Atenção Básica do Husm, Soeli Guerra, 14 dos 15 leitos UTI exclusivos para Covid estão ocupados na tarde desta sexta-feira. No entanto, há pacientes que entraram pela urgência do hospital e estão aguardando os resultados dos exames - um deles está em ventilação mecânica em leito fora de UTI Covid.

Pfizer e BioNTech começam a testar vacina contra covid-19 em grávidas

_ Essa é uma das situações mais críticas dos últimos tempos _ garantiu Soeli.

Em caso de lotação máxima em Santa Maria, explica a gerente de Atenção Básica do Husm, a medida pode ser buscar leitos dentro da Região Covid, e seguindo pela Macroregião e até em outras regiões do Estado. No entanto, a situação também é alarmante em outros municípios. Na Região de Santa Maria, a ocupação de leitos chega a 87,2%. Já na manhã desta sexta-feira, pela primeira vez desde o começo da pandemia, o Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de 1 mil pacientes com Covid-19 hospitalizados em estado grave.

REGIONAL
Há quase 24 horas, o Hospital Regional está com 100% dos leitos de UTI ocupados. Esta é a segunda vez nesta semana que a instituição chega ao seu limite na Unidade de Terapia Intensiva. Conforme o diretor técnico do Regional, Mery Martins Neto, a instituição e todas as equipes médicas estão fazendo de tudo para salvar vidas, otimizar os recursos e manter o pleno funcionamento da instituição: 

_ Dentro da nossa realidade, estamos sendo o mais eficiente que podemos. Fazemos um acompanhamento contínuo e todas as situações são informadas imediatamente ao Estado.

OUTROS HOSPITAIS
Durante a manhã, representantes do Hospital de Caridade estiveram reunidos com demais hospitais que atendem planos de saúde no município. Participaram os diretores técnicos do Hospital Geral do Exército, Hospital da Brigada e Unimed.

- O momento que se apresenta hoje, temos que analisar e ver de que forma a gente pode dar um norte para a população - disse Thomé.

Ainda não foram anunciadas quais medidas as demais instituições vão tomar. Em outros momentos da pandemia, o São Francisco disponibilizou cinco leitos de UTI para receber pacientes não Covid da rede privada. Agora, todos os 10 podem ser utilizados para transferência de acordo com a ocupação que já se tem. No momento, seis estão ocupados. Portanto, quatro estão disponíveis. Se os 10 estivessem livres, todos estariam à disposição.

O QUE DIZ A PREFEITURA
O Diário procurou o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) para saber como a prefeitura está lidando com a lotação dos leitos e se medidas mais restritivas devem ser adotadas. De acordo com Pozzobom, o Executivo não foi convidado a participar da reunião dos hospitais privados, realizada pela manhã, mas acompanha com preocupação a ocupação dos leitos de UTI. A prefeitura vai seguir as medidas determinadas pelo governo do Estado, que anuncia nesta sexta mais uma classificação de bandeiras no Modelo de Distanciamento Controlado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Região Central não registra nenhuma morte no trânsito no feriadão Anterior

Região Central não registra nenhuma morte no trânsito no feriadão

Próximo

VÍDEO: Amor e cuidado em todos os detalhes

Geral