Com um novo desmoronamento de barranco no bairro Campestre do Menino Deus, autoridades estudam plano de contenção

Vitória Parise

Com um novo desmoronamento de barranco no bairro Campestre do Menino Deus, autoridades estudam plano de contenção

Marcelo Oliveira

Foto: Marcelo Oliveira

Na manhã desta sexta-feira (24), o desmoronamento de um barranco na Rua Vereador Antônio Dias, no Bairro Campestre do Menino Deus, preocupou os moradores da região e motoristas que trafegavam pelo local. A Defesa Civil foi acionada para coordenar a situação, juntamente do Departamento Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A neblina estava intensa no local e o trânsito ficou em meia pista.

Foram retiradas três árvores que ofereciam risco para a via, já que aumentavam as chances de um novo acidente. Outras quatro árvores foram podadas pela Secretaria do Meio Ambiente. Para a limpeza do local, a prefeitura enviou uma retroescavadeira e uma caçamba de grande porte.

Leia também:

Apenas 11 das 31 paradas de ônibus da Faixa Nova de Camobi possuem abrigo para os usuários do transporte coletivoPrefeitura de Santa Maria já aplicou um total de R$ 3,8 milhões em multas à CorsanApenas duas, das quatro escolas cívico-militares prometidas para a Região Central, estão em funcionamento

Não é a primeira vez que isso acontece na região do Bairro Menino Deus. Em 2015, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) teve parte de sua estrutura destruída por conta de um deslizamento.

Em entrevista à Rádio CDN, o coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, explica que o problema é esperado, já que é comum ocorrer esse fenômeno natural em áreas compostas por montanhas. Além disso, o grande volume de chuvas em Santa Maria nesta última semana colaborou para a umidade do terreno.

– Também temos uma declividade muito acentuada no local, o terreno é arenoso e a vegetação não é adequada, o que favorece o deslizamento. A partir disso, estamos trabalhando em um projeto com outros órgãos do município para fazer um esquema de contenção para o local – afirma Lemos.

A partir disso, foi realizada vistoria em cima do barranco, com o objetivo de encontrar trincas ou rachaduras, mas nada foi encontrado. As residências localizadas perto não foram afetadas pelo evento.

A Defesa Civil segue monitorando a situação, e a partir de agora, foca no plano de contenção para que esse tipo de evento não aconteça novamente. O trânsito foi normalizado às 14h30min.

Para qualquer situação de risco, os moradores de Santa Maria devem entrar em contato através dos telefones:

Defesa Civil: (55) 3222- 5192WhatsApp: (55) 9 91107940Ciosp: 153

Vitória Parise, [email protected]

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bastidores: 20 anos do Diário, #bizu e Conexão Empresarial na coluna de Maristela Moura Anterior

Bastidores: 20 anos do Diário, #bizu e Conexão Empresarial na coluna de Maristela Moura

Qualidade inquestionável é na CarHouse Próximo

Qualidade inquestionável é na CarHouse

Geral