O Cruzeiro, de Minas Gerais, é o primeiro time a conquistar o acesso para a Série A do Brasileirão. E a vaga na elite nacional do futebol, com sete rodadas de antecedência, teve a marca de um santa-mariense.
O volante Filipe Machado, 26 anos, natural de Santa Maria e ex-jogador do Grêmio, foi o autor do primeiro gol cruzeirense na vitória por 3 a 0 diante do Vasco, na noite desta quarta-feira, em duelo pela 31° rodada da Série B. A partida foi disputada do Mineirão, em Belo Horizonte.
Com o resultado, o Cruzeiro abriu 23 pontos de vantagem para o quinto colocado, o Londrina, e não pode mais ser alcançado matematicamente (os quatro primeiros garantem vaga na Série A). O tricolor gaúcho, que ocupa o segundo lugar na competição, soma 53 pontos.
Leia também
Inter-SM encara o Elite nesta quinta-feira em Santo ÂngeloCandidato à presidência do Grêmio visita o DiárioGrêmio é o campeão da 1ª Copa Mercosul de Futebol de Base
Machado, que voltou ao Cruzeiro no início do ano, tornou-se atleta profissional em 2016, à época sendo treinado por Renato Portaluppi, no Grêmio. Mas foi somente em 2022, com a camisa da Raposa, que ele caiu nas graças da torcida e conquistou espaço como titular. Antes, chegou a treinar separado no elenco gremista, em 2021, e teve uma primeira passagem pela própria Raposa, em 2020, emprestado pelo clube gaúcho.
O contrato do volante com o time, hoje administrado pelo atacante pentacampeão brasileiro Ronaldo, vai até o final deste ano. Conforme informações divulgadas pelo site LANCE!, o Inter, de Porto Alegre, teria apresentado interesse em contar com o jogador em 2023.
Em Santa Maria, nas categorias de base, Machado, que era morador da Vila Lídia, vestiu as cores do Inter-SM e do Novo Horizonte.
Leia todas as notícias