Coleta seletiva deve começar na primeira quinzena de maio

Deni Zolin

Coleta seletiva deve começar na primeira quinzena de maio

O novo modelo de coleta seletiva, com um caminhão passando uma vez por semana vários bairros, para coletar materiais recicláveis de porta a porta, vai iniciar até a metade de maio em Santa Maria. Na terça, às 9h, na prefeitura, os detalhes serão divulgados em coletiva de imprensa. Uma associação de recicladores obteve licença ambiental e foi contratada por meio de dispensa de licitação. A entidade deve contratar 31 recicladores e motoristas, e a prefeitura pagará um valor mensal para bancar o serviço de coleta. A entidade poderá lucrar também com a venda dos recicláveis.

Essa coleta seletiva começará agora em bairros que têm a coleta convencional. Os lixeiros e os caminhões seguirão passando pelo menos a cada dois dias para coletar lixo orgânico e rejeitos, como alguns materiais secos, mas que não são recicláveis, como embalagens metalizadas, de salgadinhos. Nesses bairros, haverá um cronograma de dias e horários em que o caminhão da associação vai passar, um vez por semana, para pegar as sacolas com lixo reciclável deixados pelos moradores nas lixeiras em frente a casas e prédios – a chamada coleta porta a porta. Portanto, os catadores de rua poderão seguir coletando esses materiais também, se passarem nessas ruas antes do caminhão de recicláveis. A intenção é, futuramente, ampliar a coleta seletiva para mais bairros.

Na área mais central, onde há coleta por contêineres, outras ações são previstas para a coleta seletiva. Os detalhes serão divulgados na terça.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Licitação para revitalizar a Gare pode ser lançada neste mês Anterior

Licitação para revitalizar a Gare pode ser lançada neste mês

Próximo

Ponto de grande preocupação: Novo Arcabouço Fiscal

Geral