Licitação para revitalizar a Gare pode ser lançada neste mês

Maurício Araujo

Licitação para revitalizar a Gare pode ser lançada neste mês

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Para consolidar o Distrito Criativo Centro-Gare, a prefeitura, bem como toda a comunidade, sabe que é preciso dar destino a um dos patrimônios mais importantes de Santa Maria: a Gare. E, parece, que agora vai. É o que garante o vice-prefeito Rodrigo Decimo. Segundo ele, o projeto de revitalização está nos ajustes finais. Mas finais mesmo. Ainda neste mês, assegura, o edital deve ser concluído, encaminhado à Secretaria de Cultura e levado à licitação. Se tudo sair conforme o plano, a revitalização pode ser finalizada até o final do ano, já que as obras devem levar cerca de seis meses para a conclusão.

A ocupação da Estação Ferroviária deve seguir a mesma da ideia inicial, com espaços gastronômicos e de lazer feitos por meio de concessões, mas sem desprezar o que representa a Gare. Por isso, serão pensadas e criadas áreas destinadas à cultura e às artes, bem como ambientes que remontem a memória ferroviária. Tudo de forma sustentável.

Depois de tantos revezes em relação à licitação e ao destino da Gare, cresce a expectativa para, enfim, Santa Maria voltar a usufruir deste patrimônio histórico e entendê-lo como necessário para a preservação da história e projeção de futuro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novo Mercado da Vila Belga já tem data para estrear Anterior

Novo Mercado da Vila Belga já tem data para estrear

Coleta seletiva deve começar na primeira quinzena de maio Próximo

Coleta seletiva deve começar na primeira quinzena de maio

Geral