Cineclube da Boca exibe “O Prédio da SUCV e o Restauro dos Afetos” nesta quarta-feira

Bernardo Abbad

Cineclube da Boca exibe “O Prédio da SUCV e o Restauro dos Afetos” nesta quarta-feira

Eduardo Ramos

O prédio da SUCV está passando por reformas atualmente. (Foto: Eduardo Ramos)

Depois de “A Intenção da Noite” e “Ainda Orangotangos”, o documentário “O Prédio da SUCV e o Restauro dos Afetos”, dirigido por Fabiano Foggiato Godinho, será exibido nesta quarta-feira, em mais uma sessão do Cineclube da Boca. Cada exibição recebe uma produção audiovisual diferente, sempre nas quartas, às 19h, no prédio 67 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O filme documental lançado em 2021, tem 45 minutos de duração, e traz as memórias e abandono do prédio inaugurado em 1926, que abrigava a Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV). A premissa do documentário é que os corpos nos encontros afetam e são afetados e desses encontros surgem os afetos. Os corpos arquitetônicos também produzem afetos, mas dependendo das condições de conservação das edificações os afetos podem causar alegria ou tristeza que afetam a mente na criação, ou não, de ações para uma vida mais plena.

Leia também

Minissérie A Casa das Sete Mulheres completa 20 anosSegunda edição do Circo de Umbigo promove novas oficinas circenses no CDC Estação dos VentosMasm recebe duas exposições instigadas pela pandemiaInscrições para o Bateraço, evento para bateristas, estão abertas até sábado

O documentário também propôs a alguns personagens, que nunca entraram no prédio a experiência de visitarem a edificação e relatarem quais afetos surgiram desses encontros. Vera Leal, Elizete Leal, Miguel Schimitt, Rossina Krasnoiartsev, Carolina Berger, Marcus Wilimzig e os arquitetos Ana Paula Nogueira, Priscila Terra Quesada e Luiz Gonzaga Binato participaram da produção.

Conforme Gilvan Dockhorn, coordenador do Cineclube da Boca, a exibição desta quarta segue os critérios da curadoria estabelecida para as sessões de setembro:

– Trata sobre o patrimônio cultural da cidade, a questão da memória e as relações de pertencimento. A escolha obedeceu os critérios de curadoria definida pelo coletivo do Cineclube inicialmente, que seriam filmes regionais ou locais, com a participação efetiva dos produtores e realizadores – explica.

Gilvan adianta que a última sessão do mês será com o documentário Verônica, de Heitor Leal.

Agende-se

Exibição de “O Prédio da SUCV e o Restauro dos Afetos”

Onde – Prédio 67 da UFSM, Av. Roraima, 1000Quando – 21 de setembro, quarta-feira, às 19hEntrada gratuita

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre homenageado da Semana Farroupilha em São Sepé e desfile é cancelado Anterior

Morre homenageado da Semana Farroupilha em São Sepé e desfile é cancelado

Primeira vacina anticoncepcional para homens está em fase final de testes Próximo

Primeira vacina anticoncepcional para homens está em fase final de testes

Geral