Central telefônica 24h do Samu já está em funcionamento em Santa Maria

Central telefônica 24h do Samu está em funcionamento desde o final de outubro deste anoFoto: Nathália Schneider (Diário)

Já está em funcionamento o atendimento 24h da central telefônica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Maria. Até então, a cidade contava com equipe local das 7h à 1h. Pela madrugada, a Central de Porto Alegre recebia os chamados da população pelo 192. Além de ampliar o atendimento com profissionais da cidade, a central telefônica também ganhou uma sede própria, instalada junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Nesta terça-feira (21), um encontro marcou a apresentação do espaço à imprensa e às autoridades.

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– Fizemos um planejamento estratégico para implementar a central telefônica do Samu 24h em Santa Maria. Começamos com 12h e passamos para 18h. Nesse período, a equipe do Samu fez um diagnóstico e detectou a necessidade de ter mais 6h. Agora, além das 24h, a regulação também foi trazida para o Ciosp, onde estão trabalhando todos os órgãos de segurança juntos. Isso é uma alegria porque estamos fazendo o mais importante, que é salvar vidas – relata o prefeito Jorge Pozzobom.

De acordo com o secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, uma equipe local 24h consegue ter mais diálogo com os hospitais e pronto-atendimentos da cidade. Segundo Ribas, a partir disso, é possível direcionar os pacientes para o local mais adequado, sem causar sobrecarga nos serviços de saúde.

– Santa Maria é o único município do Estado que tem essa metodologia de regulação compartilhada. É um case de sucesso do Rio Grande do Sul. Lá atrás, quando começamos com 12h já iniciamos uma melhoria muito grande na diminuição do tempo de resposta na chegada do Samu. Passamos para 18h e, agora, finalizamos com 24h. Isso é maior número de atendimentos, mais acesso da população e mais diálogo com a rede – comenta o secretário.

Além de acompanhar os casos pelas câmeras de videomonitoramento do Ciosp, a equipe também tem acesso ao trajeto em tempo real das ambulânciasFoto: Nathália Schneider (Diário)

O coordenador do Samu de Santa Maria, Nilvo Garcia da Rosa, também destaca que o funcionamento 24h deve reduzir o tempo de resposta para o salvamento de vidas. Outro aspecto positivo para Nilvo é a integração do Samu com os órgãos de segurança. Conforme o coordenador, isso pode evitar que mais de uma equipe atenda um chamado sem necessidade, porque será possível traçar respostas coletivas para as ocorrências que chegam até o Ciosp.

– Com o médico regulador trabalhando 24h, diminuímos o tempo de resposta em que a pessoa fica na linha aguardando. A vinda para cá também vai possibilitar que tenhamos integração e conversa. Hoje, em algumas situações, chega uma ambulância nossa e outra dos Bombeiros, e a segunda acaba não realizando o atendimento. Isso é um desperdício de dinheiro público. Naquele momento, uma outra pessoa poderia estar precisando de ambulância e o veículo estava empregado em uma situação que não era necessário – conta o coordenador.​

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Central telefônica 24h do Samu

  • Samu em Santa Maria: O município conta com o serviço desde 2011; o atendimento com equipe médica local começou a ser realizado em novembro de 2019, exclusivamente entre 7h e 19h, no restante da noite/madrugada, a central de Porto Alegre atendia os chamados; em janeiro de 2022, o horário da central de Santa Maria foi ampliado (7h até 1h); agora, o atendimento passa a ser 24h por dia
  • Recursos próprios: Para manter o serviço 24h, o município vai investir cerca de R$ 131 mil por mês
  • Equipe: Três novos médicos reguladores (avaliam o caso, definem o atendimento necessário, e encaminham ambulância) foram contratados para integrar a equipe, que, agora, passa a ter 11 profissionais da área, além de enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Toda a frota de ambulâncias foi renovada em 2018
  • Atendimentos: Atualmente, o Samu de Santa Maria realiza cerca de 1,2 mil atendimentos por mês. Com a ampliação do horário, esse número também deve aumentar
  • Localização: Sede própria junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na Avenida Nossa Sra. Medianeira, n. 191. 
    • Além da central telefônica do Samu, integram o Ciosp: Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), Ministério Público do Trabalho, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Santa Maria, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Defesa Civil e Receita Federal

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