Centelha da Chama Crioula é distribuída para entidades tradicionalistas da 13ª RT

Mirella Joels

Centelha da Chama Crioula é distribuída para entidades tradicionalistas da 13ª RT

Eduardo Ramos

Fotos: Eduardo Ramos (Diário de Santa Maria)

A Chama Crioula e a paixão pela tradição gaúcha aqueceram a manhã fria desta terça-feira, 13 de setembro, na sede da 13ª Região Tradicionalista (13ª RT), no Parque Itaimbé. O cerimonial de distribuição da Chama começou às 9h da manhã com a presença de autoridades de Santa Maria e de municípios que fazem parte da 13ª região. O evento também marca o início da Semana Farroupilha, celebrada até o dia 20 de setembro.

A 13ª RT abrange 81 entidades e teve o último evento de celebração da Semana Farroupilha antes da pandemia, em 2019. Para o coordenador da 13ª, Luiz Marcos Pozzobon Junior, o retorno das atividades é motivo de celebração:

– Após dois anos de pandemia, para nós é muito gratificante ter esse retorno, ter as entidades da 13ª região pegando uma centelha da chama. A chama traduz a emoção que nós temos de cultivar, cultuar e levar nossa tradição de pai para filho, de pai para neto.

Leia também

84 projetos são contemplados em edital do Pró-Cultura RSCineasta santa-mariense lança curta com narração de Manuela do MonteRosariense conquista título de Miss Brasil da Fundação Nacional da Beleza (FNBI)

A Estância do Minuano compareceu com 35 cavalarianos, incluindo o presidente Bruno Fernandes, e foi a primeira entidade tradicionalista a acender uma centelha da chama para levar à sede. De acordo com o presidente, que comparece a todos os festejos farroupilha, a importância de manter a tradição deste evento está relacionado ao orgulho da tradição:– Preservar a cultura é lembrar quem somos e isso é fundamental para o povo gaúcho – diz.

José Nilton Dorneles, 69 anos, tradicionalista do CTG Sentinela da Querência

O CTG Sentinela da Querência também esteve presente com seis cavalarianos, um deles era o tradicionalista José Nilton Dorneles. Pilchado e montado na égua Tirana, que já o acompanha há 14 anos nas cavalgadas, orgulha-se de desfilar no 20 de setembro e tem passado esse legado também para os netos:–  Tudo pela tradição gaúcha! Sempre buscamos andar bem pilchado, andar com um cavalo bom bonito… A gente dá bóia pro cavalo o ano todo para o 20 de setembro se apresentar no capricho. E assim a gente cultura a tradição e transmite para os nossos antecessores, tenho netos que já estão me acompanhando na tradição – comenta.

Maria Lili da Luz Feltrin, 81 anos, resgatou a memória de Benjamin Feltrin Netto com distribuição de lenços vermelhos para entidades presentes

Durante o cerimonial, os presentes cantaram o hino do Rio Grande do Sul, celebraram a presença de autoridades e realizaram homenagens. Maria Lili da Luz Feltrin distribuiu lenços vermelhos para as entidades presentes no evento em memória de Benjamin Feltrin Netto, tradicionalista e ex-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG):– A gente fez essa homenagem para todas as entidades porque meu esposo participou aqui, se comunicou muito com elas como presidente do MTG e a gente ficou com essa ideia de retribuir o que eles fizeram para nós. Cada um que buscou a chama, a gente entregou a lembrança – explica.

Os festejos farroupilhas deste ano têm como tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande terra de muitas Terras” e serão realizados ao longo dos dias 13 a 20 de setembro. Na 13ª RT, será realizada a ronda da Chama Crioula por conta de prendas e peões de diferentes entidades. No dia 20, a chama será deslocada para a Avenida Nossa Senhora Medianeira, para a realização do Desfile Tradicionalista a partir das 8h. No dia 18 de setembro, ocorre a missa crioula na igreja Nossa Senhora de Lourdes, às 10h, na ocasião não haverá ronda na sede da 13ª RT.

Homenageados dos Festejos Farroupilhas 2022:

Patrono local: Renato PivetaHomenageado local: Alberi Pereira da Silva (in memoriam)

Destaques locais

3º Peão do Estado do Rio Grande do Sul – Matheus Sachett (CTG Sentinela da Querência)2º Guri Farroupilha – Matheus Rodrigues (CTG Sentinela da Querência)Patrono estadual: Adair de FreitasTema estadual: “Etnias do Gaúcho – Rio Grande, Terra de muitas Terras”

Agende-se para o Desfile

O quê? – Desfile TradicionalistaQuando – 20 de setembro, a partir das 8hOnde – Avenida Nossa Senhora MedianeiraLeia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Preparação do Inter-SM continua na Baixada Anterior

Preparação do Inter-SM continua na Baixada

Em três meses de obras do Calçadão Salvador Isaia, saiba o que avançou e a opinião de lojistas Próximo

Em três meses de obras do Calçadão Salvador Isaia, saiba o que avançou e a opinião de lojistas

Geral