Quase uma semana depois de ser escolhido como o grande campeão do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), em Santa Cruz do Sul, o Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul fez uma carreata pelas ruas de Santa Maria, no sábado pela manhã.
Nem a chuva fina que caía impediu que prendas e peões desfilassem em carro aberto, recebendo o carinho dos santa-marienses por meio de aplausos ou até mesmo do buzinaço dos motoristas que trafegavam pelas mesmas ruas. De acordo com o patrão do Piá do Sul, Maurício Moraes Ouriques, ser campeão do maior festival de cultura gaúcha merece ser celebrado, ainda mais que esta é a quarta vez que a entidade traz o prêmio para casa.
– Essa carreata foi um pedido da invernada, que queria uma forma de agradecer todo o carinho e a acolhida da cidade. O objetivo é compartilhar a alegria do pessoal e também dos membros do Piá do Sul – afirma o patrão.
12 concursos estão com inscrições abertas
CPF Piá do Sul ficou em 1º lugar na categoria Força A de Danças Tradicionais e surpreendeu a todos com a apresentação de duas coreografias homenageando dois grandes nomes da cultura tradicionalista gaúcha: Paixão Côrtes, que está com 90 anos, e Barbosa Lessa, morto em 2002.
Ambos foram criadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho, juntamente com o poeta Glaucus Saraiva, também falecido. A entidade ainda levou o prêmio de 2ª Melhor Saída da 32ª edição do Enart.
Realidade virtual ajuda crianças a enfrentar o medo de vacina
No dia 7 de dezembro, em comemoração aos 60 anos do CPF Piá do Sul e também aos feitos da invernada artística neste ano, será promovido um jantar baile, que será animado pelo Grupo Rodeio. Os ingressos estão à venda na secretaria da entidade pelo valor de R$ 50 (mesa, jantar e baile) e R$ 25 (somente o baile).