⛱️Tempo seco, calor e lazer marcam o primeiro final de semana do ano no Balneário Passo do Verde em Santa Maria

⛱️Tempo seco, calor e lazer marcam o primeiro final de semana do ano no Balneário Passo do Verde em Santa Maria

Foto: Rian Lacerda (Diário)

O calor intenso deste sábado (4) levou veranistas ao Balneário Passo do Verde, em Santa Maria, para aproveitar o primeiro fim de semana do ano. Enquanto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) aponta condições próprias para banho no local, a reportagem verificou que, apesar do movimento tranquilo, faltam salva-vidas e a infraestrutura básica tem gerado queixas de moradores e comerciantes.  


🏝️
Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


Calor, tranquilidade e sombra disponível marcam o primeiro sábado do ano no Passo do Verde em Santa Maria

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Localizado no sul da cidade, o Passo do Verde é um distrito de Santa Maria. O acesso, saindo do centro, é seguindo pela BR-392 até as margens do Rio Vacacaí, na divisa com São Sepé. O percurso ​leva cerca de 30 minutos, com trânsito normal.

Apesar das temperaturas que ultrapassaram os 30°C, o movimento no balneário estava moderado, com espaço de sobra tanto na areia quanto nas sombras. Famílias e amigos aproveitavam o dia com churrascos, banhos no rio e momentos de lazer.  


Vanderlei Cesar, 40 anos, natural de São Miguel do Oeste (SC), e familiares escolheram o local para descansar. Eles saíram da cidade catarinense rumo ao Uruguai, no trajeto passaram pela Serra Gaúcha, o Litoral Norte e, após uma longa viagem, chegaram até Chuí e passaram a virada do ano no Forte de Santa Teresa, já no Uruguai. A ideia da família era viajar ainda mais, mas por conta cansaço, vão aproveitar o final de semana no Balneário Passo do Verde. 

 – Estamos meio cansados de andar. Vamos parar por aqui mesmo e ficar até domingo. Trouxemos caiaque e vamos dar uma andada, conhecer um pouco mais do rio e os lugares. Se a gente achar que o lugar é bom, ficamos. E depois seguimos em diante – contou Vanderlei. 

​O padeiro, Sérgio Reis Lima, 62 anos, foi ao Passo do Verde ainda durante a manhã e aproveitou para fazer um churrasco. Ele levou uma barraca e ficou próximo ao rio, na sombra, aproveitando o dia com céu azul e temperaturas elevadas.

Até barraca foi levada para aproveitar a sombra Foto: Rian Lacerda (Diário)

– Vim no ano passado, mas foi corrido. Agora, nas férias, deu para aproveitar melhor. Está tudo bom aqui – afirmou o padeiro.

Sérgio foi ainda durante a manhã e aproveitou para fazer um churrascoFoto: Rian Lacerda (Diário)

📸 Siga o perfil de entretenimento do Diário no Instagram

Mesmo sendo sócio de clubes de banho em Santa Maria, o marceneiro Derli Vargas Pilar, 59 anos, escolheu o balneário para um programa diferente com a esposa.  

Derli foi aproveitar o sábado com a mulher no balneárioFoto: Rian Lacerda (Diário)

– Fazia três anos que não vinha aqui. Apesar de estar mal cuidado, ainda vale a pena. Infelizmente, temos poucas opções de balneários na região – lamentou.  

Infraestrutura preocupa visitantes e moradores 

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Para chegar ao rio, os motoristas enfrentam uma estrada principal esburacada, exigindo atenção redobrada. No local, a ausência de salva-vidas preocupa frequentadores e moradores.  


A comerciante Tatiele de Lima, 37 anos, descreve o sentimento de abandono: 

Foto: Rian Lacerda (Diário)

 – Sobre a rua, a entrada principal está muito esburacada, tem buraco e agora estamos fazendo uma vaquinha para comprar entulho para tapar eles. Antigamente tinha mais porque uns buracos eram mais fundo. Quando chove é um buraco em cima do outro, sabe? – relata.


Segundo Tatiele, até mesmo a reposição de postes e iluminação elétrica depende da iniciativa dos moradores.  

– Os principais problemas é a infraestrutura porque não tem nenhuma. O pessoal vem passar um final de semana porque gostam. Porque não tem banheiro, não tem luz, não tem nada. Para arrumar uma rua quem arruma é os moradores. Pessoal da iluminação pública, aí eles vêm e trocam, mas o pessoal que mora mais próximo do rio não tem luz. Caiu um poste e nunca vieram arrumar. Eles tiveram que comprar um poste para poder ter a luz na casa deles – afirma a comerciante.


Águas estão próprias para banho 

Foto: Rian Lacerda (Diário)

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, na sexta-feira (3), o terceiro boletim de balneabilidade desta temporada. E confirma que o Passo do Verde, assim como outros balneários e praias da Região Central, tem condições próprias para banho. No entanto, no Estado, 13 dos 93 pontos analisados foram considerados impróprios, incluindo áreas no Litoral Norte, como Torres e Tramandaí. 


Análise

Para a classificação das águas como própria ou imprópria, são utilizados parâmetros de Escherichia coli (E.coli), observando os critérios definidos pelas resoluções Conama nº 274/2000 e nº 357/2005. Nos balneários de Pelotas, Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, também são consideradas as cianobactérias.


No Litoral Norte, entre Palmares do Sul (Quintão) e Torres, são 33 pontos de água salgada monitorados. As coletas de amostras são feitas semanalmente pela Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit), que envia o material para análise microbiológica pela Divisão de Laboratórios (Dilab), em Porto Alegre

Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Rian Lacerda

POR

Rian Lacerda

rian.lacerda@diariosm.com.br

Tempo seco e amplitude térmica devem marcar o começo da semana em Santa Maria Anterior

Tempo seco e amplitude térmica devem marcar o começo da semana em Santa Maria

Lançamento do 30° Rodeio Internacional do Conesul ocorrerá na próxima quinta-feira Próximo

Lançamento do 30° Rodeio Internacional do Conesul ocorrerá na próxima quinta-feira

Geral