Carrinho, boneca, bola, material escolar... Os pedidos são muitos e variados. Todos os anos, milhares de crianças depositam seus sonhos em um pedaço de papel, por escrito ou desenhados, na esperança de serem atendidas pelo Papai Noel.

Para tornar esse período do ano mais alegre, a partir desta segunda-feira, essas cartinhas poderão ser adotadas em Santa Maria e em municípios da região. Desenvolvida há 28 anos, a campanha Papai Noel dos Correios começa nesta segunda-feira e vai até 15 de dezembro com muitos pedidos de presentes.
ONDE ADOTAR UMA CARTINHA DE NATAL
CRUZ ALTA
- Local – Avenida General Osório, 577, Centro
- Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
- Contato – (55) 3322-6111
ROSÁRIO DO SUL
- Local – Rua Marechal Floriano Peixoto, 2.521, Centro
- Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min
- Contato – (55) 3231-1450
SANTA MARIA
- Local – Rua Venâncio Aires, 1.742, Centro
- Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min
- Contato – (55) 3222-2941
SANTIAGO
- Local – Avenida Getúlio Vargas, 1.705, Centro
- Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min
- Contato – (55) 3251-1739
SÃO GABRIEL
- Local – Rua Coronel Soares, 589, Centro
- Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
- Contato – (55) 3232-2707
Vestibular de Verão da Unifra é nesta segunda-feira
Somente nos últimos três anos, foram recebidas mais de 2,5 milhões de cartas destinadas à campanha. No Rio Grande do Sul, mais de 36 mil cartas foram disponibilizadas para adoção no ano passado. O objetivo principal da ação é responder às cartas das crianças que escrevem ao Bom Velhinho e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Não há um limite do número de cartas por pessoa – no entanto, quem retira uma ou mais cartas fica responsável por todas elas, de forma que, se não comprar os presentes, alguma criança não irá receber. Quando o interessado retira as cartas, deixa o nome e o telefone para contato.
A campanha contempla estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do Ensino Fundamental), indicadas pelas secretarias de Educação dos Estados e municípios, e também alunos de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e organizações sociais.
Viva o Natal começa no dia 1º de dezembro e terá diversas atrações
ENTREGA DOS PRESENTES
As cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas nas agências dos Correios. Em seguida, são disponibilizadas para o público apenas nos locais indicados pela empresa. Toda pessoa interessada em adotar um pedido pode ir até os Correios e escolher uma ou mais cartinhas. Os presentes são recebidos nos pontos divulgados pelos Correios para que, depois a entrega seja feita à criança que teve o pedido adotado.
Não é permitida a entrega direta do presente, por isso, o endereço da criança não é informado ao padrinho. Cada carta possui um número de identificação. Na hora de entregar o presente, a lembrança deverá estar embalada e com o número de identificação escrito em letras grandes no pacote.