data-filename="retriever" style="width: 100%;">
O Corpo de Bombeiros de Santa Maria socorreu um bebê de 24 dias que estava engasgada. Os pais ligaram para o batalhão por volta da 0h15min deste sábado.
Conforme informações dos bombeiros, enquanto uma parte da equipe passava instruções para os pais por telefone, outra parte se dirigia à residência, na Rua Serafim Valando. Ao chegar no local, os responsáveis já estavam na frente do prédio e a bebê já se mexia. Os bombeiros realizaram uma manobra para desafogar a menina, que logo começou a chorar.
Jovem morre após carro sair da pista em Agudo
De qualquer forma, a bebê foi levada até o Hospital de Caridade para avaliação médica. Os bombeiros haviam feito contato por telefone com o hospital, e uma equipe já estava à espera da menina.
COMO AGIR
Os bombeiros explicam que os pais da bebê tomara a atitude correta. Primeiro, é preciso manter a calma e ligar para eles ou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no 192 ou 193. Os profissionais passarão instruções para que os responsáveis possam tentar desafogar a criança enquanto a equipe se desloca.
Para fazer a manobra correta, é preciso deitar o bebê no braço de barriga para baixo, com a cabeça encaixada entre o polegar e o indicador, em uma posição que fique mais baixa que o corpo. Depois, é preciso dar cinco batidinhas nas costas, entre as escápulas. Verifique se escorreu algum líquido ou se o bebê começou a chorar. É importante levar a criança para atendimento médico para que seja feita uma avaliação.