Avançam as obras na ERS-516, estrada que liga Santa Maria a São Martinho da Serra

Gabriel Marques

Avançam as obras na ERS-516, estrada que liga Santa Maria a São Martinho da Serra

Eduardo Ramos

Três importantes rodovias para o Interior estão recebendo obras ao longo dos últimos meses que farão diferença para os condutores. As estradas ERS-516, ERS-392 e VRS-805 estão com maquinários e homens trabalhando para levar asfalto às pistas que são frequentemente usadas pela população em geral e também para o escoamento da safra de grãos.

A ERS-516, conhecida como estrada que liga os municípios de Santa Maria e São Martinho da Serra, está em obras desde setembro de 2021. Ao todo, serão 17,2 km asfaltados até maio de 2023, conforme divulgado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). As obras são realizadas pela construtora Continental.

Esperada há décadas, os primeiros quilômetros já estão finalizados. De acordo com a apuração da reportagem, cerca de 2,5 km estão asfaltados e liberados para o trânsito. A colocação do pavimento começou a ser feito em setembro. Outros 1,5 km estão com uma primeira camada de asfalto, mais fina e que antecede a pavimentação.

O restante do trecho ainda está pavimentado e há muitas pedras e pó de brita pela pista. Ao todo, cerca de 11 quilômetros da estrada estão em obras, desde o Bairro Caturrita, em Santa Maria, até a localidade de Águas Claras, em São Martinho.

A expectativa do Daer era que 8,5 quilômetros estivessem concluídos até o final deste ano e o restante em maio de 2023, mesma previsão dada pela Continental. O diretor da Continental, Hélio Militz, optou por não falar com a reportagem. Já o órgão do Estado foi contatado, mas não retornou à reportagem.

Moradores

Em um desses trechos em obras, vive o aposentado Valdir Borin, 75 anos. Ele conta que a obra vai facilitar o deslocamento dos moradores e que fará bem para a região:

– Faziam muitos anos que nós estávamos aguardando, e, me parece que agora vai ser realizado. O transporte ficará melhor e as viagens vão ficar mais rápidas, sem danificar os veículos.

Neste sentido, Borin diz que frequentemente o veículo da família tem problemas nas rodas por conta da estrada. Até que a ERS fique pronta, a poeira permanece sendo um problema. Para evitar que o pó entre, a maioria das casas ficam fechadas, até as janelas. Segundo Borin, para estender as roupas no varal, só no fundo do pátio, onde a poeira não chega.

Santa Tecla

Já na ERS-392, estrada entre Tupanciretã e a localidade de Santa Tecla, são 42 km prometidos à população. A obra iniciou próximo à cidade e seguirá em direção a Santa Tecla. Contudo, o Daer não indicou quando o trabalho será concluído. O que se sabe é que para este ano a expectativa do governo do Estado é de conclusão do asfaltamento até o km 12.

Jari

No município de Jari, a estrada VRS-805 que conecta a cidade a Toropi também é bastante aguardada pela comunidade. São 24 km que devem ser asfaltados. Foram liberados R$ 8 milhões para 2022, mas a obra custará R$ 27,7 milhões e o Daer, novamente, não informou qual é o prazo para o término do serviço.

Atualmente, a obra ainda está em fase inicial, e, conforme o secretário da Fazenda de Jari, João Roberto Peixoto Moreira, cascalho e brita foram colocados na pista. Ele diz também que mesmo que em estágio primário, o movimento na cidade já se intensificou tão logo as obras tiveram início. (Gabriel Marques)

Região Central

São Martinho da Serra (ERS-516)

São 17,2 km de chão batido até Santa Maria

Cerca de 11 quilômetros já estão em obras

Obras começaram em setembro de 2021

Um aditivo de R$ 3,9 milhões foi assinado em março de 2022

Com isso, valor total da obra chega a R$ 19,9 milhões

2,5 km estão asfaltados

1,5 km estão com uma primeira camada de asfalto, mais fina e que antecede a finalização desta etapa

A reivindicação da comunidade passa de cinco décadas

Em setembro, começam as obras, com a colocação dos bueiros e da tubulação de concreto para drenagem e escoamento da água da chuva

Em 1998, trecho teve asfaltamento prometido pela primeira vez

Em 2010, entrou para plano de asfaltamento de 25 estradas e acessos a municípios gaúchos

Tupanciretã (ERS-392)

42 km de chão batido

Até o fim de julho, estavam concluídos cerca de 10 quilômetros de terraplenagem e cerca de 8 quilômetros de base

Expectativa do governo do Estado é de conclusão do asfaltamento até o km 12 ainda em 2022

A via é um dos principais caminhos para o escoamento da safra, principalmente da soja, que dá ao município o título de maior produtor da cultura em todo Rio Grande do Sul

O trecho segue em obras e não foram informados novos prazos pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens

Jari (VRS-805)

São 24 km até Toropi

A ordem de serviço foi emitida e foram liberados R$ 8 milhões

Atualmente, a obras está em fase inicial

A obra custará R$ 27,7 milhões

Não foram informados prazos pelo Daer

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