Mesmo que a liminar que fazia uma série de exigências para prefeitura e Brigada Militar não tivesse mais validade, as ações que eram determinadas na ordem judicial foram praticamente todas cumpridas, e isso foi ressaltado por autoridades e reconhecido por frequentadores. O próprio advogado que ajuizou a ação que culminou com a liminar elogiou as melhorias.
Leia outras notícias sobre a Saturnino de Brito
Foi bem diferente de todos os outros anos. Acho que o fundamental foi a presença da Brigada Militar até o final da festa. Mesmo assim, ainda houve alguns incidentes. Esse primeiro dia nos deixou otimistas em relação à segurança e ao sossego de nós, moradores. É uma briga de longa data, e, pela primeira vez, vimos ações eficientes comemora o advogado Everton Barth.
Para o prefeito Cezar Schirmer, a ação foi quase ideal:
A conscientização e a colaboração de todosfizeram com que as coisas acontecessem da melhor forma. Vamos torcer para que, até sábado, siga assim afirma.
Segundo o chefe do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon), tenente-coronel Gedeon da Silva, o policiamento segue até o fim da semana.
Foi uma atuação muito positiva. Conseguimos evitar algumas ocorrências.
A BM atuou com cerca de 30 policiais, com seis motos, sete viaturas e três cavalos.
Conforme a conselheira tutelar Isabel Pretto, quatro conselheiros estiveram na praça. Entre as 19h e as 2h, eles fizeram um trabalho de conscientização para evitar a venda de bebidas a menores.
Na UFSM
Apesar da violência sofrida por um adolescente no campus, na noite do evento, as avaliações eram as melhores possíveis.
É emocionante ver todos os nossos estudantes, sobretudo com o que aconteceu durante todo o dia em termos de recepção aos calouros. Esse trabalho de acolhimento é responsabilidade nossa e, com certeza, a segunda calourada vai ser muito melhor que essa primeira, que já está sendo um sucesso extraordinário comemora o reitor da UFSM Paulo Burmann.