Os índices de homicídios em Santa Maria seguem crescendo. Até abril deste ano, 27 assassinatos tinham sido registrados na cidade. Agora, em maio, somam-se mais cinco mortes e o acumulado já é de 32 homicídios.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Sandro Meinerz, o aumento exponencial destes crimes está relacionado à briga de facções e ao tráfico de drogas. Em entrevista à CDN, ele explicou que os órgãos de segurança estão atuando em conjunto e intensificando as ações para coibir os homicídios:
– Na última sexta-feira, nós fizemos uma operação conjunta com a Brigada Militar e mobilizamos um efetivo de 120 policiais civis e militares. Nessa operação, nós resolvemos casos de homicídios, prendemos pessoas, apreendemos drogas e dinheiro. Nós estamos trabalhando muito nesse sentido, com inteligência e com integração das forças de segurança.
Meinerz ainda pontuou que as tentativas de homicídio também preocupam e, assim como os crimes efetivados, vêm crescendo desde dezembro de 2021:
– A pessoa que atenta contra a vida passa a ser a próxima vítima ou continua matando. Então, a tendência da nossa investigação é sempre coletar material probatório para que a gente possa prender o mais rápido possível esse indivíduo, tirando ele de circulação para que não continue com os crimes ou se transforme na próxima vítima de ações futuras.
Leia mais notícias aqui
Diante do salto de homicídios na cidade, as investigações tendem a ocorrer em ritmo mais lento. Aliado a isso, a Polícia Civil também trabalha para dar resposta a outros crimes que vem crescendo em Santa Maria, como o furto de cabos de internet ou luz.
– O grande problema disso não é o autor do furto, mas o receptador. Nós fizemos, recentemente, uma operação e dos 11 estabelecimentos vistoriados que trabalham com a venda desses objetos, seis redundaram em prisão dos seus responsáveis. Se não tivéssemos o receptador, o “mal comerciário”, aquele que fomenta o comércio ilícito, nós não teríamos esse problema – explica o delegado.
Outros crimes que também são monitorados, principalmente diante do fim das restrições da pandemia e da permissão para a saída temporária dos presos, são os roubos a pedestres e a estabelecimentos comerciais.
Confira abaixo os links para as matérias sobre crimes contra a vida publicadas nesta semana:
Jovem é atingido por cinco disparos de arma de fogo em Santa MariaJovem é executado a tiros na Vila Lorenzi, em Santa MariaJovem fica ferida com tiro na cabeça disparado por ex-namoradoJovem é executado a tiros dentro de bar em Santa Maria