Público ou privado?

Aqui, para entrar, tem de passar pela cancela

Lizie Antonello

Quem entra na continuação da Rua Francisco Manoel, no centro de Santa Maria, depara com uma imagem curiosa: uma cancela limita o acesso ao fim do beco. O dispositivo gera dúvida e, muitas vezes, indignação nas pessoas que pensam se tratar de uma interrupção do trânsito na rua. Mas o dono do espaço explica: a área é particular.

Os terrenos que ficam no fim do beco pertencem à família Jobim. Um dos proprietários mora no local, o engenheiro civil Élvio Jobim, 67 anos. Ele conta que o acesso foi aberto quando ele construiu uma casa, na década de 1980. À época, o beco era de chão e formava muito barro. Foi então que ele decidiu asfaltar a entrada. A outra casa existente no lugar também era da família. Anos depois, quando a prefeitura asfaltou a Serafim Valandro, o entroncamento do beco com a via foi asfaltado pelo município até emendar com o pavimento feito por Jobim. Daí, começaram as confusões.
- As pessoas utilizavam a frente das nossas casas como motel. Coloquei uma placa dizendo que era particular. Muitas entendiam, mas outras nos xingavam. Há um ano, decidi colocar a cancela para resolver a situação - conta o engenheiro.

Há alguns anos, o administrador Fernando Rossato, 59 anos, adquiriu o imóvel da família que fica em frente à residência de Jobim. Ele aprovou a cancela. Os moradores têm controle sobre a passagem por meio de acionamento remoto. O acesso é permitido apenas para os integrantes das duas famílias e conhecidos.
- Houve vezes que queria entrar em casa e não podia porque a minha frente estava cheia de carros - relata Rossato.

Jobim conta que o caso já foi denunciado na prefeitura e na Justiça, mas que tudo é resolvido assim que ele apresenta a escritura do terreno.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Iniciativa para doação de sangue ocorre nesta quarta-feira, na UFSM

Próximo

Idoso sobrevive a acidente com blindado do Exército em Rosário do Sul

Geral