Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Após uma espera de cerca de dez anos pela conclusão da obra e atraso de um mês do início do ano letivo, as aulas na Emei Professora Circe Terezinha da Rocha, na Vila Maringá, começaram nesta quarta-feira (29). No primeiro dia de aula, o sentimento era de entusiasmo e alívio para a comunidade escolar e para os moradores do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon.
– Estamos muito felizes. É uma grande satisfação, até que enfim, chegar esse dia de iniciarmos as atividades na escola. Está sendo tranquilo, nós organizamos grupos para adaptação das crianças e, aos poucos, eles estão conhecendo os professores, desfrutando do espaço da escola, que foi preparado com muito amor e carinho – afirma o diretor, Fernando Ferrão.
A creche conta com oito salas de aulas, duas salas de vídeo, refeitório, cozinha e lavanderia. O atendimento é em turno integral das 7h45min até as 16h45min. No total, são 120 alunos matriculados desde o berçário, de 6 meses, até as turmas do maternal 2, de 3 anos. Nesta quarta-feira, ocorreu um período de adaptação com as crianças, que ficaram 1h30min na escola, acompanhadas dos pais e responsáveis.
Uma dessas crianças é a Maria Eduarda, 3 anos. A mãe, Andressa Lima Vidal, 28 anos, dona de casa, mora no bairro há mais de dez anos e acompanhou toda a obra da creche:
– A gente estava na expectativa, fazia tempo que estávamos esperando, desde o início da obra. A Maria Eduarda estava bem ansiosa. Passávamos aqui na frente e ela já queria entrar. Ela vai ficar no turno integral e eu vou conseguir trabalhar. Antes eu não podia trabalhar porque ela ficava em casa comigo.
Situação semelhante também era vivenciada pela estudante Eduarda Durlo, 23 anos, que aguardava a abertura da creche para conseguir organizar a rotina de estudos e de trabalho junto com o pai da filha Hellena, 1 ano e 10 meses.
– Ficamos sabendo que a escola ia ficar pronta em dezembro ou janeiro e estávamos na expectativa que (as aulas) iam começar em fevereiro. Nos programamos para isso, mas recebemos um baque, porque a escola estava demorando para chegar, mas ainda tínhamos esperança que começasse neste ano. Agora, (com o início das aulas) vai ser uma tentativa, mas estamos vendo que ela já está se adaptando bem, com a professora e os colegas, esperamos que dê tudo certo – conta Eduarda.
Creche da Maringá é única finalizada do Programa ProInfância
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Circe Terezinha da Rocha (nome oficial) é uma das dez instituições de ensino de Santa Maria que fazem parte do programa ProInfância, do governo federal, e foi a única que teve a construção finalizada até o momento.
O último prazo de conclusão da Creche da Maringá era novembro de 2022. Com atraso, a obra foi entregue em março deste ano. Na sequência, o Conselho Municipal de Educação (Cmesm) realizou uma vistoria para autorizar a abertura da escola e enviou um parecer para a Secretaria Municipal de Educação (Smed), que definiu a data do início das aulas para essa semana.