Aos 23 anos, Spike vira o cachorro mais velho do mundo pelo Guinness World Records 

Denzel Valiente

Aos 23 anos, Spike vira o cachorro mais velho do mundo pelo Guinness World Records 
Spike é recordista mundial. Fotos: Guinnes World Records (Divulgação)

Imagina adotar um filhote de cachorro em 2023 e pensar que daqui a 23 anos ele ainda vai estar com você. É mais ou menos isso o que aconteceu com a Rita Kimball, de Ohio nos Estados Unidos, ela é a tutora do chihuahua Spike. Só que quando ele foi adotado já tinha 10 anos de idade. Nesta quinta-feira (19), Spike foi oficialmente reconhecido como o cachorro mais velho do mundo pelo Guinness World Records.

Mas voltando a história de vida do pet, aos 10 anos, quando Rita pôs os olhos nele pela primeira vez, ele estava vagando pelo estacionamento de uma loja. Segundo ela, os funcionários estavam alimentando ele com restos de comida há dias.

– Ele estava raspado nas costas, tinha manchas de sangue em volta do pescoço de uma corrente ou corda e parecia bastante áspero. Quando saímos da loja e entramos no estacionamento, ele seguiu. Abrimos a porta do carro para colocar nosso neto na cadeirinha, e Spike pulou para dentro e sentou no banco, como se soubesse para onde estávamos indo. Era para ser – contou Rita sobre a decisão de adotar.

Desde então Spike passou a morar na fazenda da família. Apesar de ser um cão de raça conhecida pele temperamento forte, a tutora conta que a única personalidade de chihuahua que Spike carrega é quando ele é acariciado por um estranho. 

– Ele é amigável, mas como é quase cego e tem problemas de audição, às vezes fica irritado e só quer ficar sozinho. Em geral, porém, ele era ótimo com os netos e nunca mordeu um estranho. Seu rabinho ainda abana quando as pessoas falam com ele – disse Rita.

Spike acorda cedo para acompanhar a rotina do campo.

Mas para chegar aos 23 anos esbanjando alegria Spike segue uma rotina rígida. Ele começa o dia entre 7h e 7h30. Às vezes toma o café da manhã imediatamente, outras vezes prefere fazer um jejum. Nos fins de semana de verão, aproveita para caminhar com a tutora pela cidade.

– Ele visita os animais do celeiro: vacas, cavalos e gatos do celeiro. Quando era mais novo, ele tentava intimidar as vacas e cavalos latindo e tentando persegui-los. Agora eles apenas olham para ele e nem se mexem – contou Rita sobre as mudanças de Spike.

Depois do passeio matinal, Spike volta para casa e costuma tirar uma soneca na varanda. Ele também ama banhos.

– Spike já andou de trator, já foi passageiro dentro da colheitadeira e acompanha quando cortamos madeira.

Apesar da longevidade, a alimentação dele não chega a ser um exemplo saudável. Spike ama jantar salsichas com queijo e batata frita. Além disso, é apaixonado por doritos.

Outros passatempos favoritos de Spike são tirar uma soneca, brincar de gato e rato com o amigo Foxxy e esconder sua raposa de brinquedo pela casa. Foi durante um episódio de um programa de entrevistas que a tutora Rita viu uma notícia sobre o ex-cachorro mais velho que vive  Pebbles e percebeu que Spike era na verdade mais velho. 

– A maior parte da nossa família sabia que Spike era velho, mas não sabia que ele tinha chance de ser o mais velho do mundo. Agora que ele é um recordista, eles o veem como uma celebridade – disse Rita. 

Leia também

Conheça Feijão, o funcionário de quatro patas do Diário de Santa Maria

Cachorrinha invade estúdio de jornal em Santa Catarina e viraliza nas redes sociais

*Com informações do Guinness World Records

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

BBB dos dinos: quem seria quem se os fósseis da região entrassem no Big Brother? Anterior

BBB dos dinos: quem seria quem se os fósseis da região entrassem no Big Brother?

Jovem é detido com arma de choque em São Pedro do Sul após tentar agredir policias Próximo

Jovem é detido com arma de choque em São Pedro do Sul após tentar agredir policias

Geral