AO VIVO: acompanhe o julgamento dos recursos do Caso Kiss

Redação do Diário

AO VIVO: acompanhe o julgamento dos recursos do Caso Kiss
Nesta quarta-feira (03), a partir das 14h, em Porto Alegre, ocorre o julgamento dos recursos de apelação dos quatro condenados no júri do Caso Kiss. É possível que as penas dos condenados sejam mantidas, reduzidas ou ainda que o júri seja anulado, para a realização de um novo.

Acompanhe ao vivo o julgamento dos recursos do Caso Kiss:

O julgamento também está sendo transmitido na TV Diário (canais 26 e 526 da Net) e na Rádio CDN 93.5 FM.

As defesas de Elissandro Sphor, Mauro Hoffmann, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão questionam o resultado do júri, que ocorreu entre 1º e 10 de dezembro de 2021, e tentarão o redimensionamento das penas de prisão e a anulação do júri. Os quatro foram condenados pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri por 242 homicídios e 636 tentativas de homicídio por dolo eventual. Todos estão presos.

Audiência é acompanhada por público restrito no tribunal. Foto: Nathália Schneider (Diário)

Os recursos das defesas vão ser analisados pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), composta por três desembargadores (Manuel José Martinez Lucas, que também é o relator dos recursos, José Conrado Kurtz de Souza e Jayme Weingartner Neto).

Nesta quarta-feira, cada uma das partes (advogados de defesa e de acusação/Ministério Público) terá 10 minutos para sustentação oral. Em seguida, é feita a leitura dos votos dos desembargadores.

Familiares das vítimas e sobreviventes assistem ao julgamento em sala outra sala. Foto: Nathália Schneider (Diário)

Leia mais:

Manutenção das penas, redução ou um novo júri para o Caso Kiss podem ser decididos nesta quarta-feiraRetirada a urgência do projeto de lei que pode flexibilizar a Lei Kiss em audiência públicaEstado brasileiro é notificado por responsabilidade da tragédia da KissTenda de familiares da boate Kiss é desmontada para reformaVítima da Kiss é homenageada em nome de ginásio de Santa Maria

Acompanhe a cobertura do Diário nas redes sociais:

Tweets by diariosm

Próximas etapas

Esta não é a última etapa do processo criminal, já que, após a decisão de hoje, novos recursos podem ser feitos. Caso a votação seja 2 a 1 desfavorável às defesas, cabem novos recursos, os chamados embargos infringentes, julgados pelas 1º e 2º Câmaras Criminais, do TJ-RS.

Dessa decisão, ainda cabem outros recursos: especial para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou extraordinário para o Supremo Tribunal Federal (STF).

O caso Kiss

O incêndio aconteceu em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria. Morreram 242 pessoas e outras 636 ficaram feridas.

O julgamento do processo foi transferido para a Capital por decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS). Inicialmente, o desaforamento (troca de cidade) foi concedido a três dos quatro réus: Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann e Marcelo de Jesus. Luciano Bonilha Leão foi o único que não manifestou interesse na troca (o julgamento chegou a ser marcado em Santa Maria) mas, após o pedido do Ministério Público (MP), o TJRS determinou que ele se juntasse aos demais.

Os quatro réus foram condenados no júri que durou 10 dias e ocorreu no Foro Central I, em Porto Alegre, em dezembro de 2021:

Os sócios da casa noturna, Mauro Hoffmann e Elissandro Spohr tiveram pena de 19 anos e 6 meses e de 22 anos e 6 meses, respectivamenteMarcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão, vocalista e roadie da banda, que tocava na boate na noite do incêndio, tiveram pena de 18 anos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prouni oferta cerca de 190 mil bolsas; confira o passo a passo para realizar a sua inscrição Anterior

Prouni oferta cerca de 190 mil bolsas; confira o passo a passo para realizar a sua inscrição

Escola de Artes oferece cursos gratuitos de violão, teclado e outras especialidades na Vila Belga Próximo

Escola de Artes oferece cursos gratuitos de violão, teclado e outras especialidades na Vila Belga

Geral