em santa maria

Antes de cair de viaduto, Fusion colidiu com placa e cavalete de sinalização

Gabriela Perufo


Fotos: Gabriela Perufo (Diário), PRF e Gabriel Haesbaert (Diário)

O Fusion, com placas de Carazinho, que se envolveu em um acidente na madrugada desta quinta-feira, colidiu com uma placa de 'pare' e com um dos cavaletes que estava no acesso ao viaduto do Bairro Tancredo Neves, Região Oeste. O motorista do Fusion, identificado como André Gomes da Silva, 39 anos, morreu na hora.

De acordo com o chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Maria, Héder Macedo, no boletim de atendimento é presumido que o motorista do carro estava em alta velocidade mas, como não há presença de nenhum controlador no local, não há como precisar a velocidade que o carro trafegava antes do acidente. No trecho em obras, a velocidade máxima permitida é 50 Km/h. Macedo explica que o motorista colidiu com uma placa de 'pare' e com cavaletes na via. Depois subiu alguns metros pelo viaduto  até tombar à direita, cair e capotar. 

-  Houve um impacto de algum objeto metálico na cabeça do condutor do veículo, que foi um fator que causou lesão grave e talvez tenha sido essa lesão mais contundente para causa da morte dele. No boletim do acidente já se tem como causa presumida: a velocidade incompatível e com evento sucessivo a colisão com objeto estático e depois capotamento. 

Ao ser questionado sobre a sinalização da via e do trecho em obras de duplicação de BRs, em Santa Maria, Macedo defende que pode ser melhorada mas diz que, neste caso em específico, não foi por falta de sinalização que o acidente aconteceu: 

- A sinalização pode ser melhorada, sim, não só naquele local, mas em outros locais de obra. Este caso em específico não aconteceu por falta ou deficiência de sinalização. 

OUTROS TRECHOS 
Para o chefe da PRF, o viaduto no acesso ao Bairro Tancredo Neves - onde aconteceu o acidente -, a ponte sobre o Arroio Taquara, também na BR-287 (próximo da Ulbra) e o Trevo da Uglione são os trechos que mais precisam de atenção dos motoristas e onde a sinalização poderia ser reforçada. Ele lembra que a obra é muito dinâmica os pontos de desvio acabam mudando com o andamento do tralho. : 

- Este trecho, da ponte do Arroio Taquara, merece atenção porque tem um desvio que sai do trecho original da rodovia desviando para uma ponte.Esse é um trecho que exige atenção porque os condutores, normalmente, estão chegando de viagem, entre 80 e 100 km/h e vão chegar em um local que tem que reduzir para fazer o desvio. O local está bem sinalizado do ponto de vista das placas indicativas do local, só que se observa que, por exemplo, as placas são fartas mas não são refletivas, então à noite fica mais difícil, ainda mais no inverno com cerração. O acesso a Santa Maria a partir do trecho que está em obras, o futuro Trevo da Uglione também.

Como conselho aos motoristas, especialmente aos que desconhecem o trecho em obras em Santa Maria, o conselho é fazer um estudo prévio do mapa do trecho ou até mesmo usar aplicativos como Waze e Google Maps, que podem ajudar. 

O ACIDENTE 
O Fusion, com placas de Carazinho, trafegava no sentido Santa Maria - São Pedro do Sul por volta de 2h15min quando acabou caindo do viaduto onde a passagem é proibida. Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram a socorrer o motorista, mas ele não resistiu e morreu no local do acidente. 

O QUE DIZ O DNIT
Por meio de assessoria de comunicação, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) informou que o trecho onde aconteceu o acidente estava sinalizado com cavaletes e placas. Além disso, a superintendência do Dnit ressalta que no mesmo local há foram registradas ocorrências de furto e vandalismo na sinalização do local.

Veja, abaixo, o que diz a nota:

"O trecho onde ocorreu o acidente estava sinalizado com cavaletes e placas de sinalização. O DNIT está em contato permanente com a PRF para adoção de medidas que ampliem a segurança na rodovia. Todo o trecho está sinalizado com indicação de obras, bem como de indicação de limites de velocidade reduzida. A sinalização do local será reforçada. No ponto onde ocorreu o acidente já foram registradas ocorrências de furto e vandalismo em sinalização piscante.

O trevo da BR-392 (Uglione) opera com desvios. Após a chuva, ocorreu operação tapa-buracos nos desvios que estão em operação. No viaduto do Cerrito a sinalização do trecho é feita com delineadores. Com a conclusão da passarela do bairro Floresta, nos próximos dias, deve iniciar de obras no trecho que ainda não recebeu duplicação. O DNIT lembra que, desde o final de 2018, este trecho estava iluminado, porém os cabos de energia foram furtados." 

*Colaborou Janaína Wille

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