falecimento

Amigos e familiares se despedem de Paulo Denardin em velório na Câmara de Vereadores

Foto: Marcelo Oliveira (arquivo Diário)

Na manhã desta quinta-feira (19), morreu o ex-vereador de Santa Maria, Paulo Airton Denardin. Ele estava internado no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo há cerca de uma semana e enfrentava um câncer. Na próxima semana, dia 27 de janeiro, Denardin completaria 66 anos.

Denardin era médico veterinário formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na carreira política, ocupou os cargos de adjunto e secretário de Desenvolvimento Rural nos governos de José Haidar Farret (1984-1988) e de Evandro Behr (1989-1992). Em 1992, Denardin foi eleito vereador de Santa Maria pela primeira vez, tendo atuado na Câmara de Vereadores durante seis mandatos pelo Progressistas (PP). Foi presidente da casa legislativa nos anos de 2004 e 2010. Em 2022, recebeu o título de vereador emérito.

Atualmente, Denardin era assessor regional do deputado federal Pedro Westphalen (PP). Paulo Denardin deixa a esposa, Gladis Borin, e dois filhos, o engenheiro químico Felipe Girondi Denardin e a funcionária pública Ana Paula Girondi Denardin.

Velório

O velório foi realizado na tarde desta quinta-feira (19), das 14h às 18h, no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Na ocasião, centenas de familiares, amigos, políticos e moradores da Vila Oliveira estiveram presentes. Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Givago Ribeiro (PSDB), realizar o velório no plenário foi uma maneira de homenagear o legado de Paulo Denardin:

– É um momento muito triste para nós. Dias atrás estávamos fazendo uma homenagem ao Paulo Denardin, reconhecendo todo esse trabalho, esse legado construído em Santa Maria e sempre dedicado a comunidade. O que nos resta são essas homenagens aqui no Parlamento, que foi onde ele dedicou boa parte de sua vide. Que nós possamos reconhecer o grande homem e, acima de tudo, o trabalho que ele deixa em Santa Maria.

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Na oportunidade, Santos de Jesus Braz, diretor do Mantenedouro São Braz, relembrou o trabalho voluntário que Denardin realizou no local durante 26 anos:

– O trabalho do Paulo começa em 1994, quando me encaminhou ao Instituto do Meio Ambiente para o registro do São Braz. É difícil falar nesse momento, esse cidadão deixou uma lacuna entre nós. Meu maior sentimento é que ele foi se despedir de mim há sete dias atrás. Ele foi uma pessoa marcante, 26 anos de história, de glória, de serviço prestado voluntariamente (ao Mantenedouro São Braz). Então, ele merece nosso carinho e respeito.

O irmão, José Roberto De Nardin, conta que este é um momento triste e relembra a relação de Paulo com a família:

– É um dia muito triste para nossa família, dia que o Paulinho nos deixa fisicamente, mas deixa também um grande legado de parceria, de grande irmão. A convivência no nosso lar sempre foi fraternal, amiga, uma verdadeira casa de descendentes de italianos, todo mundo junto, brincando e se reunindo. Um grande colorado que nos deixa.

No domingo, ocorre a cremação no Cemitério Santa Rita, às 9h, restrita aos familiares.

Legado

Entre as lideranças políticas é consenso que Paulo Denardin fez uma trajetória que merece ser lembrada. O ex-vice-prefeito de Santa Maria, Sergio Cechin, relata que mantinha amizade com Paulo desde os anos 70 e destaca que essa relação foi fortalecida na política. O sentimento de Cechin é de tristeza diante da perda do amigo e colega:

– O Paulinho, como eu chamava, transitava em todas as siglas (políticas), era muito respeitado pelo trabalho, seriedade e competência. Um político ético e de caráter. Ele deixa um grande legado, em todas as áreas, como pessoa, como político e como profissional.

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Valdir Oliveira (PT), publicou nas redes sociais, uma nota de pesar pelo falecimento de Denardin:

"Em 2022, enquanto eu presidia a Câmara de Vereadores, ele merecidamente recebeu a honraria de vereador emérito. A política de Santa Maria perde um grande líder, que dialogava com todos independente das suas cores partidárias e prestava um trabalho social exemplar à cidade. Que os espíritos de luz o acolham na paz".

Nas redes sociais, o prefeito Jorge Pozzobom, lamentou sobre o falecimento de Paulo Denardin:

"O Paulinho além de ter sido meu colega vereador, sempre foi um grande amigo. Ele partiu mas deixou uma história muito bonita para todos nós. Poderia citar muitas boas feitas por ele, mas neste momento só quero deixar meu abraço especial a todos os seus familiares. Muito obrigado por tudo que tu fez por Santa Maria Paulinho, descanse em paz!"

O deputado federal Pedro Westphalen (PP), com quem Denardin trabalhava atualmente, também falou sobre a morte do político:

"Com muita tristeza eu recebo a notícia do falecimento do nosso amigo e colega de equipe, Paulo Airton Denardin. Uma referência política em Santa Maria, fiel às nossas causas e sempre com grande preocupação com a comunidade local. Deixo meus sentimentos à família, que ele descanse na paz de Deus e ao mesmo tempo deixo minha gratidão à parceria de sempre. Estamos de luto".

Luis Carlos Fort, ex-vereador de Santa Maria, fala que Denardin foi um grande articulador na política. Fortes trabalhou com Denardin durante dois mandatos na Câmara de Vereadores. Durante e após esse período, cultivaram amizade.

– Ele era um parlamentar extremamente comprometido com a cidade, com a vida daqueles que mais precisavam. No decorrer dos anos, após ter saído da Câmara de Vereadores, Denardin continuou sendo um grande amigo meu e a gente estava fazendo um trabalho social. Estávamos muito próximos, ele convivia muito com nós. Eu e minha família estamos muito tristes. Eu aprendi muito com ele, principalmente, sobre amor ao próximo – lamenta Fort.

Fort ainda destaca ainda o engajamento social do amigo com a comunidade. Um exemplo disso foi o trabalho na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Social Maria Ribas De Nardin.

– Ele era uma pessoa do bem, tinha Jesus Cristo no centro da vida dele. Ele pregava e fazia o puro amor de Cristo, que era a caridade. Essas pessoas que mais precisavam aqui na nossa região, Km 2, Vila Oliveira, eram assistidas pelo trabalho social que ele fazia há muito tempo. Ele se esforçou para construir o prédio para ter uma Unidade Básica de Saúde bem aconchegante, com atendimento de qualidade. Então, esse trabalho que ele fez, a gente tem que seguir como exemplo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

BBB dos dinos: quem seria quem se os fósseis da região entrassem no Big Brother? Anterior

BBB dos dinos: quem seria quem se os fósseis da região entrassem no Big Brother?

Injuria Racial não é brincadeira não Próximo

Injuria Racial não é brincadeira não

Geral