Amigo Secreto de Natal: conheça a história da Associação Rosas de Março, que tem 100 cartinhas enviadas para adoção

Amigo Secreto de Natal: conheça a história da Associação Rosas de Março, que tem 100 cartinhas enviadas para adoção

Foto: Nathália Schneider (Diário)


Participando pela primeira vez da campanha Amigo Secreto de Natal do Grupo Diário, a Associação de Mulheres Rosas de Março realiza ações desde agosto de 2020, na Lorenzi. 

Em um ambiente simples, mas repleto de dedicação e amparo, o foco é preparar refeições e arrecadar roupas, sapatos e material escolar para os moradores carentes do bairro, principalmente as crianças. E foram justamente as crianças que enviaram 100 cartinhas para a campanha e estão ansiosas pelos presentes.


A presidente da associação é Elisangela de Deus, 50 anos, que mora no bairro desde 2015. Chamada pelos vizinhos de Elis, é apaixonada pelo que faz. Ela acredita que muitas crianças ficarão felizes se receberem o que pediram nas cartinhas:


– Se não pediram material escolar, provavelmente pediram brinquedos ou bola para jogar futebol – afirma.


Elisiane Carvalho, 33 anos, é mãe de quatro meninos. Mora do outro lado da rua, em frente à associação, e integra uma das famílias que recebem ajuda da Rosas de Março. Acompanhada do pequeno Emanuel, de 5 anos, ela conta que escreveu quatro cartinhas:


– Pedimos coisas simples. Todos eles pediram bola para jogar futebol. Eles adoram. Espero que os presentes cheguem, pois eles ficarão felizes. Mas se não chegar, a Elis vai dar um jeito. Ela sempre nos ajuda.


História da Associação

Foto: Nathália Schneider (Diário)


O trabalho, mesmo que informalmente, de ajudar crianças através de refeições e entregas de cestas básicas começou em 2015, quando Elisangela se mudou para o bairro, que não costumava fazer ações para os moradores. A partir das primeiras atividades, o trabalho tomou uma proporção maior até ela ser questionada se tinha o interesse de fundar uma associação.


– Eu nem fazia ideia de como era fazer uma associação. Primeiro, precisava escolher um nome – conta.


Foi observando a rosa vermelha que florescia no jardim vizinho que a ideia foi surgindo.


– As ruas não tinham nome nem cep. Precisamos batalhar por isso primeiro. Colocamos como ruas 7 e 8 de março por causa do Dia Internacional da Mulher, já que é uma iniciativa criada por mulheres. No momento do registro, eu já sabia qual seria o nome daria para a associação: lembrei da rosa da vizinha e juntei com o nome da rua – relata.


Atualmente, a Rosas de Março atende 230 pessoas, sendo 110 crianças e adolescentes (de zero a 16 anos). Recentemente, passou a atender crianças carentes do Bairro Londero, em São Sepé.


No momento, são quatro pessoas que tocam o projeto, que se mantém através de doações externas. Os eventos principais da associação são a Páscoa, Dia das Crianças e o Natal. Segundo a presidente, o local precisa de doações para o evento natalino:


– No Dia das Crianças, eu tirei tudo do meu bolso, não recebi doações. Mesmo sendo algo simples, não posso deixar a data passar em branco. Enquanto não conseguir mais doações, fica difícil. Então, quem puder ajudar a gente, com alimentos para a refeição que pretendemos fazer no Natal, será muito bem-vindo.


Interessados podem realizar transferências de qualquer valor via PIX: 42716331/0001-72 (CNPJ) ou entrar em contato pelo telefone (55) 99151-1540.



Leia mais:


Em busca de uma sede

Como ainda não tem sede própria, as refeições são produzidas na área da casa da presidente da associação. É um local simples, com mesa, sofá e um fogão. 


Foto: Nathália Schneider (Diário)


Na última sexta-feira (23), a Rosas de Março recebeu da prefeitura um local para a construção da horta da associação. Os legumes e as verduras que serão plantados lá irão direto para o prato dos moradores. A horta ficará cerca de meia quadra da casa da Elis, em uma praça, chamada por ela de área verde.


– É um avanço enorme para nós. Batalhei muito por isso – afirma a presidente.


Após esse primeiro passo, ela busca um local para ser a sede da Rosas de Março, de preferência ao lado do terreno disponibilizado para a horta:


– Assim que recebermos o aval da prefeitura, precisaremos de material de construção. Mas nós vamos atrás. Vamos lançar uma vaquiinha para arrecadar dinheiro e construir a nossa sede. Até quem tem empresa de material de construção e sobrar algo, envia para o Rosas de Março, que será muito bem-vindo.


Próxima de realizar um grande sonho, ela revela como se sente:


– É a realização de um sonho. Quero deixar todos confortáveis dentro da sede e proporcionar um local digno para as refeições e atividades. Depois que ela estiver pronta, eu posso até partir. Quem ficar aqui saberá usar ela com muito amor e carinho. Mas tem que lembrar sempre: as crianças em primeiro lugar.


Àrea verde que deve receber a horta da associaçãoFoto: Nathália Schneider (Diário)


Amigo Secreto de Natal 2023

Neste ano, a campanha Amigo Secreto de Natal está na 5ª edição, com o slogan “Neste Natal, adote uma cartinha e dê felicidade a quem precisa!”. Além da Rosas de Março, outras 20 entidades santa-marienses também vão ser contempladas pela iniciativa. No total, são cerca de 2 mil pedidos de crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.


Quem quiser colaborar pode adotar uma cartinha em sete locais espalhados pela cidade. O presente precisa ser entregue até o dia 6 de dezembro nos pontos de adoção. A cartinha deve estar anexada à embalagem para ser entregue à pessoa beneficiada de forma correta.


A campanha é promovida pela prefeitura de Santa Maria, com realização do Grupo Diário e do Banco de Alimentos. A iniciativa conta com patrocínio da Livraria da Mente, do Elegância Center Shop, das agências do Sicredi em Santa Maria, do Itaimbé Máquinas e da Unimed Santa Maria. O apoio é da Delivery Much e de Abella Advocacia.


PONTOS DE ADOÇÃO

  • Prefeitura de Santa Maria

o    Rua Venâncio Aires, 2.277

  • Livraria da Mente

o    Rua Dr. Bozano, 1.281, Calçadão

  • Elegância Center Shop

o    Rua Dr. Bozano, 1.167

  • Sicredi Santa Maria

o    Todas as agências

  • Itaimbé Máquinas

o    Rodovia BR-287, km 244, 435, Bairro Uglione

  • Unimed Santa Maria

o    Rua Gaspar Martins, 1.482

o    Policlínica Wilson Aita, térreo, Rua José Bonifácio, 2.355

  • Sede do Grupo Diário

o    Faixa Nova de Camobi, 4.975


ENTIDADES BENEFICIADAS

  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
  • Associação Francisco Spinelli
  • Aldeias Infantil SOS
  • Amigos de Santa Maria do Judô
  • Cededica
  • Lar de Miriam
  • Abrigo Espírita Oscar José Pithan
  • Sociedade Esportiva Novo Horizonte
  • Recanto do Sol
  • Lar Vila Itagiba
  • Centro de Apoio a Criança com Câncer (CACC)
  • Projeto Nações em Ação
  • Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan)
  • Sociedade Assistencial e Educativa Mãe Admirável (Saema)
  • Escola Antônio Francisco Lisboa
  • Sociedade Meridional Marista
  • Escola Estadual Padre Caetano
  • ONG Nossa Vida Sua Vida
  • Associação de Reciclagem Seletivo Esperança (Arsele)
  • Associação Mulheres Rosas de Março
  • Lar das Vovozinhas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com programação em bairros e distritos, Viva o Natal 2023 propaga a magia natalina em Santa Maria Anterior

Com programação em bairros e distritos, Viva o Natal 2023 propaga a magia natalina em Santa Maria

Radicci: Personagem comemora quatro décadas neste final de semana, em Itaara Próximo

Radicci: Personagem comemora quatro décadas neste final de semana, em Itaara

Geral