Foto: Nathália Schneider (Diário)
Participando pela primeira vez da campanha Amigo Secreto de Natal do Grupo Diário, a Associação de Mulheres Rosas de Março realiza ações desde agosto de 2020, na Lorenzi.
Em um ambiente simples, mas repleto de dedicação e amparo, o foco é preparar refeições e arrecadar roupas, sapatos e material escolar para os moradores carentes do bairro, principalmente as crianças. E foram justamente as crianças que enviaram 100 cartinhas para a campanha e estão ansiosas pelos presentes.
A presidente da associação é Elisangela de Deus, 50 anos, que mora no bairro desde 2015. Chamada pelos vizinhos de Elis, é apaixonada pelo que faz. Ela acredita que muitas crianças ficarão felizes se receberem o que pediram nas cartinhas:
– Se não pediram material escolar, provavelmente pediram brinquedos ou bola para jogar futebol – afirma.
Elisiane Carvalho, 33 anos, é mãe de quatro meninos. Mora do outro lado da rua, em frente à associação, e integra uma das famílias que recebem ajuda da Rosas de Março. Acompanhada do pequeno Emanuel, de 5 anos, ela conta que escreveu quatro cartinhas:
– Pedimos coisas simples. Todos eles pediram bola para jogar futebol. Eles adoram. Espero que os presentes cheguem, pois eles ficarão felizes. Mas se não chegar, a Elis vai dar um jeito. Ela sempre nos ajuda.
História da Associação
O trabalho, mesmo que informalmente, de ajudar crianças através de refeições e entregas de cestas básicas começou em 2015, quando Elisangela se mudou para o bairro, que não costumava fazer ações para os moradores. A partir das primeiras atividades, o trabalho tomou uma proporção maior até ela ser questionada se tinha o interesse de fundar uma associação.
– Eu nem fazia ideia de como era fazer uma associação. Primeiro, precisava escolher um nome – conta.
Foi observando a rosa vermelha que florescia no jardim vizinho que a ideia foi surgindo.
– As ruas não tinham nome nem cep. Precisamos batalhar por isso primeiro. Colocamos como ruas 7 e 8 de março por causa do Dia Internacional da Mulher, já que é uma iniciativa criada por mulheres. No momento do registro, eu já sabia qual seria o nome daria para a associação: lembrei da rosa da vizinha e juntei com o nome da rua – relata.
Atualmente, a Rosas de Março atende 230 pessoas, sendo 110 crianças e adolescentes (de zero a 16 anos). Recentemente, passou a atender crianças carentes do Bairro Londero, em São Sepé.
No momento, são quatro pessoas que tocam o projeto, que se mantém através de doações externas. Os eventos principais da associação são a Páscoa, Dia das Crianças e o Natal. Segundo a presidente, o local precisa de doações para o evento natalino:
– No Dia das Crianças, eu tirei tudo do meu bolso, não recebi doações. Mesmo sendo algo simples, não posso deixar a data passar em branco. Enquanto não conseguir mais doações, fica difícil. Então, quem puder ajudar a gente, com alimentos para a refeição que pretendemos fazer no Natal, será muito bem-vindo.
Interessados podem realizar transferências de qualquer valor via PIX: 42716331/0001-72 (CNPJ) ou entrar em contato pelo telefone (55) 99151-1540.
Leia mais:
- Amigo Secreto de Natal: Apae tem 110 cartinhas para adoção
- Escola e Centro Social Marista Santa Marta participam da campanha Amigo Secreto de Natal 2023
Em busca de uma sede
Como ainda não tem sede própria, as refeições são produzidas na área da casa da presidente da associação. É um local simples, com mesa, sofá e um fogão.
Na última sexta-feira (23), a Rosas de Março recebeu da prefeitura um local para a construção da horta da associação. Os legumes e as verduras que serão plantados lá irão direto para o prato dos moradores. A horta ficará cerca de meia quadra da casa da Elis, em uma praça, chamada por ela de área verde.
– É um avanço enorme para nós. Batalhei muito por isso – afirma a presidente.
Após esse primeiro passo, ela busca um local para ser a sede da Rosas de Março, de preferência ao lado do terreno disponibilizado para a horta:
– Assim que recebermos o aval da prefeitura, precisaremos de material de construção. Mas nós vamos atrás. Vamos lançar uma vaquiinha para arrecadar dinheiro e construir a nossa sede. Até quem tem empresa de material de construção e sobrar algo, envia para o Rosas de Março, que será muito bem-vindo.
Próxima de realizar um grande sonho, ela revela como se sente:
– É a realização de um sonho. Quero deixar todos confortáveis dentro da sede e proporcionar um local digno para as refeições e atividades. Depois que ela estiver pronta, eu posso até partir. Quem ficar aqui saberá usar ela com muito amor e carinho. Mas tem que lembrar sempre: as crianças em primeiro lugar.
Amigo Secreto de Natal 2023
Neste ano, a campanha Amigo Secreto de Natal está na 5ª edição, com o slogan “Neste Natal, adote uma cartinha e dê felicidade a quem precisa!”. Além da Rosas de Março, outras 20 entidades santa-marienses também vão ser contempladas pela iniciativa. No total, são cerca de 2 mil pedidos de crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.
Quem quiser colaborar pode adotar uma cartinha em sete locais espalhados pela cidade. O presente precisa ser entregue até o dia 6 de dezembro nos pontos de adoção. A cartinha deve estar anexada à embalagem para ser entregue à pessoa beneficiada de forma correta.
A campanha é promovida pela prefeitura de Santa Maria, com realização do Grupo Diário e do Banco de Alimentos. A iniciativa conta com patrocínio da Livraria da Mente, do Elegância Center Shop, das agências do Sicredi em Santa Maria, do Itaimbé Máquinas e da Unimed Santa Maria. O apoio é da Delivery Much e de Abella Advocacia.
PONTOS DE ADOÇÃO
- Prefeitura de Santa Maria
o Rua Venâncio Aires, 2.277
- Livraria da Mente
o Rua Dr. Bozano, 1.281, Calçadão
- Elegância Center Shop
o Rua Dr. Bozano, 1.167
- Sicredi Santa Maria
o Todas as agências
- Itaimbé Máquinas
o Rodovia BR-287, km 244, 435, Bairro Uglione
- Unimed Santa Maria
o Rua Gaspar Martins, 1.482
o Policlínica Wilson Aita, térreo, Rua José Bonifácio, 2.355
- Sede do Grupo Diário
o Faixa Nova de Camobi, 4.975
ENTIDADES BENEFICIADAS
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
- Associação Francisco Spinelli
- Aldeias Infantil SOS
- Amigos de Santa Maria do Judô
- Cededica
- Lar de Miriam
- Abrigo Espírita Oscar José Pithan
- Sociedade Esportiva Novo Horizonte
- Recanto do Sol
- Lar Vila Itagiba
- Centro de Apoio a Criança com Câncer (CACC)
- Projeto Nações em Ação
- Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan)
- Sociedade Assistencial e Educativa Mãe Admirável (Saema)
- Escola Antônio Francisco Lisboa
- Sociedade Meridional Marista
- Escola Estadual Padre Caetano
- ONG Nossa Vida Sua Vida
- Associação de Reciclagem Seletivo Esperança (Arsele)
- Associação Mulheres Rosas de Março
- Lar das Vovozinhas