O Lar das Vovozinhas é uma das instituições que está participando da campanha Amigo Secreto de Natal. Neste ano, 118 vovós realizaram pedidos e aguardam com expectativa os presentes para celebrar a data. Cada uma delas escreveu o que deseja em uma cartinha, que pode ser adotada em pontos espalhados pela cidade até o dia 6 de dezembro.
– As vovós sempre esperam o Natal e acredito que essa campanha é importante porque aquece o coração de todos aqui. Tanto o Diário com a campanha, quanto a população santa-mariense, empresas e políticos, sempre nos ajudam e apoiam. Acredito que (com isso) a sociedade se torna mais próxima desse problema social que tratamos, que é o abandono. Fazemos esse trabalho de coração e com muito carinho – afirma Jean-Pier de Vasconcellos Esquia, presidente do Lar das Vovozinhas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Moradora do Lar das Vovozinhas há seis anos, Bernardete Tagliapietra, 67 anos, relata que o espaço proporciona qualidade de vida para as idosas por meio de uma rotina com várias atividades.
– Faz seis anos que estou aqui, nesse tempo tive um pouco em cada ala devido ao meu problema de depressão, que nunca foi curada. Mas, aqui no Lar encontrei pessoas aconchegantes e que nos cuidam. Só fica parada quem quer porque tem bastante atividades. Nos reunimos aqui no Coreto para tomar chimarrão e conversar. Tem a caminhada, que eu estou um pouco restrita por causa da minha perna, mas faço educação física e fisioterapia. Tem bingo, dança e karaokê também – conta.
Neste Natal, um dos pedidos que ela fez na cartinha está relacionado à uma das práticas que costuma desenvolver durante o dia a dia no local:
– Eu pedi material de pintura porque meu hobbie é pintar. O material engloba lápis de cor, borracha, tesoura, essas coisas para pintar. Eu gostaria também de pedir, encarecidamente, um relógio, meio grande para ter facilidade de olhar a hora – comenta Bernardete.
Maria Francisca Fernandes, 80 anos, vive no Lar há cerca de um ano e diz que já é amiga de todas as vovós. Ela também gosta de pintar e, por isso, fez o pedido de uma caixa de lápis na cartinha de Natal.
– Lápis para pintar e perfume. Gosto de várias atividades, mas pintar é o meu xodó – fala Maria.
Sueli Maria Tomazetti, 63 anos, reside na instituição há dois anos e suas atividades preferidas são lavar a louça e dançar. Assim como as colegas do Lar, ela também espera receber os presentes que pediu na cartinha de Natal:
– Eu pedi sapatênis e relógio. Eu gostaria que fosse relógio de pulso e que venha com pilha.
O Lar das Vovozinhas
Atualmente, 122 idosas são atendidas na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que foi criada em 16 de outubro de 1946, em Santa Maria. A equipe é formada por 130 colaboradores de diversas áreas.
– A rotina é supervisionada por profissionais que compõem o nosso quadro de colaboradores. Nada funciona sem essas pessoas. Temos médicos, administradores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, profissionais de marketing e de projetos. Tem salas específicas de atendimento e salas que trabalham a parte mais lúdica – explica Jean-Pier.
Em apenas um dia, o lar utiliza cerca de 50 fraldas geriátricas e 55 litros de leite. Já por mês, são consumidos, aproximadamente, 554 kg de carne.
De acordo com o presidente, para manter o Lar, são necessários cerca de R$ 550 mil por mês. Esse recurso é pago com auxílio de várias frentes: parcela da aposentadoria das idosas, aluguel da área do estacionamento da Havan, verba da prefeitura por meio de dois projetos, venda dos itens do brechó do Lar das Vovozinhas, emendas impositivas da Câmara de Vereadores e doações da sociedade.
– Estamos sempre em busca de sustentabilidade para que as pessoas que trabalham aqui possam se sentir bem e, assim, acolher e continuar com esse excelente serviço de cuidado que prestam às vovós. O Lar está sempre de portas abertas para receber as pessoas que queiram nos visitar e entender o nosso trabalho, que reflete na melhoria da qualidade de vida das pessoas que estão aqui – declara Jean-Pier.
Quem quiser ajudar, pode enviar uma contribuição por pix (95.623.617/0001-70 – CNPJ) ou doar produtos alimentícios e de higiene diretamente no lar (Avenida Hélvio Basso, 1352). Mais informações estão disponíveis no site do Lar das Vovozinhas.
Amigo Secreto de Natal 2023
Neste ano, a campanha Amigo Secreto de Natal está na 5ª edição, com o slogan “Neste Natal, adote uma cartinha e dê felicidade a quem precisa!”. Além do Lar das Vovozinhas, outras 20 entidades santa-marienses também vão ser contempladas pela iniciativa. No total, são cerca de 2 mil pedidos de crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.
- Escola e Centro Social Marista Santa Marta participam da campanha Amigo Secreto de Natal 2023
- Cartinhas de Natal: saiba como presentear as crianças do Centro de Referência Familiar Recanto do Sol
Quem quiser colaborar pode adotar uma cartinha em sete locais espalhados pela cidade. O presente precisa ser entregue até o dia 6 de dezembro nos pontos de adoção. A cartinha deve estar anexada à embalagem para ser entregue à pessoa beneficiada de forma correta.
Pontos de adoção
- Prefeitura de Santa Maria
- Rua Venâncio Aires, 2.277
- Livraria da Mente
- Rua Dr. Bozano, 1.281, Calçadão
- Elegância Center Shop
- Rua Dr. Bozano, 1.167
- Sicredi Santa Maria
- Todas as agências
- Itaimbé Máquinas
- Rodovia BR-287, km 244, 435, Bairro Uglione
- Unimed Santa Maria
- Rua Gaspar Martins, 1.482
- Policlínica Wilson Aita, térreo, Rua José Bonifácio, 2.355
- Sede do Grupo Diário
- Faixa Nova de Camobi, 4.975
A campanha é promovida pela prefeitura de Santa Maria, com realização do Grupo Diário e do Banco de Alimentos. A iniciativa conta com patrocínio da Livraria da Mente, do Elegância Center Shop, das agências do Sicredi em Santa Maria, do Itaimbé Máquinas e da Unimed Santa Maria. O apoio é da Delivery Much e de Abella Advocacia.
Entidades beneficiadas
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
- Associação Francisco Spinelli
- Aldeias Infantil SOS
- Amigos de Santa Maria do Judô
- Cededica
- Lar de Miriam
- Abrigo Espírita Oscar José Pithan
- Sociedade Esportiva Novo Horizonte
- Recanto do Sol
- Lar Vila Itagiba
- Centro de Apoio a Criança com Câncer (CACC)
- Projeto Nações em Ação
- Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan)
- Sociedade Assistencial e Educativa Mãe Admirável (Saema)
- Escola Antônio Francisco Lisboa
- Sociedade Meridional Marista
- Escola Estadual Padre Caetano
- ONG Nossa Vida Sua Vida
- Associação de Reciclagem Seletivo Esperança (Arsele)
- Associação Mulheres Rosas de Março
- Lar das Vovozinhas