Ajudantes do Papai Noel: projeto conserta brinquedos para ação de Natal

Ajudantes do Papai Noel: projeto conserta brinquedos para ação de  Natal

Fotos: Bibiana Pinheiro (Diário)

Nas prateleiras, caixas com partes do que já foram brinquedos inteiros formam o estoque do projeto Oficina da Amizade. Se em algum momento as peças foram descartadas, para as mãos que as transformam, é crucial tê-las por perto. Com elas, o que já foi deixado de lado vira um novo sorriso no Natal. Há 22 anos, quatro amigas e uma equipe de 10 colaboradores consertam brinquedos usados para doar a crianças em vulnerabilidade social nesta época. Até 10 de dezembro, é possível colaborar com a iniciativa. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A oficina funciona na casa da integrante Stella.

“Os ajudantes do Papai Noel”, como diz a placa na entrada da oficina, começam a arrecadar em março para presentear em dezembro. No Natal passado, foram doados brinquedos para 1,3 mil crianças. Neste ano, o número está reduzido. Conforme a integrante Stella Varella Block, 63 anos, 700 crianças devem ser beneficiadas. A entrega deve ocorrer entre 10 e 15 de dezembro. 


– Nós pretendemos fazer como era antes da pandemia. Nós vamos direto para as vilas mais necessitadas. Nos encaminhamos para o fundo da vila, que é a parte de maior carência. Paramos na rua, levamos uma equipe conosco para nos ajudar na organização. Chamamos as crianças e iniciamos a distribuição – detalha Stella. 


“Este projeto só existe se as pessoas doarem”, lembra integrante 

É na casa da integrante Stella Block que o ateliê funciona. Por lá, entram os brinquedos que precisam ser consertados e, logo em seguida, são transformados por ela e pelas aposentadas Vera Maria Flores, 76 anos, Isolda Farias, 80 anos, e Elenita Segala, 65. 

- Percebemos que as pessoas que faziam campanha para a doação de Natal para as crianças eram sempre brinquedos novos, íntegros. E isto dificultava a doação de brinquedos. Também percebemos que havia uma grande quantidade de brinquedos que acabavam indo parar no lixo. Então, nós resolvemos trabalhar com este filão. O projeto só existe se as pessoas doarem. 

A cada vez que um novo item chega, a equipe faz uma triagem, separa entre menino, menina e conforme idade. Depois tudo é lavado e consertado. Por fim, são perfumados e embalados. Destes processos, a voluntária Vera Maria prefere solucionar problemas. 

– Nos bonecos, às vezes, a gente tem que fazer os sapatos de uma forma ou de outra. Precisa ter criatividade para criar. O negócio é improvisação e criatividade. Agradecer a Deus o talento que ele nos dá. É isso que esta oficina faz – esclarece Vera. 

 

Isolda Farias se preocupa em selecionar os itens para embalar. O cuidado da aposentada é o de formar um conjunto de presentes que encantam as crianças beneficiadas.

– Tem vezes que a gente não gostou do arranjo. Aí, deixamos de lado um pouco. Montamos, procuramos outras coisas e quando vê aparece um que vai caber bem ali naquele que nós queríamos – explica Isolda. 


Oficina da Amizade

  • Projeto – Quatro amigas consertam brinquedos usados para doar a crianças em vulnerabilidade social no Natal.  A iniciativa já existe há 22 anos. No último, 1.300 crianças foram beneficiadas com presentes 
  • Doações – Brinquedos para conserto. O ideal é a mãe selecione os itens junto com a(s) criança(s)
  • Prazo para doações – Até 10 de dezembro
  • Onde doar – Rua Antero Correa de Barros,655, ap. 602. Edifício Romênia, esquina com a Rua Venâncio Aires
  • Redes sociais e contato – (55) 9935-6638 (Integrante do projeto)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“O objetivo principal é que a memória fique viva, que ninguém esqueça o que aconteceu”, afirma arquiteto responsável pelo projeto do memorial da Kiss Anterior

“O objetivo principal é que a memória fique viva, que ninguém esqueça o que aconteceu”, afirma arquiteto responsável pelo projeto do memorial da Kiss

Inscrições abertas para oficina gratuita com práticas culinárias sustentáveis em Santa Maria Próximo

Inscrições abertas para oficina gratuita com práticas culinárias sustentáveis em Santa Maria

Geral