A melodia poética do acordeon de Fernando Ávila acompanhada de um quinteto de cordas será a atração do projeto Medianeira Instrumental, realizado em live neste domingo. O acordeonista apresenta, às 11h, o concerto A Lua de Santiago, interpretando as composições gravadas no CD homônimo, de 2017.
VÍDEO: contemplados de edital receberam recursos na Nova Santa Marta
O repertório é recheado das composições instrumentais de Ávila, arranjadas para acordeon, acompanhadas do quinteto de cordas dirigido por Felipe Kirst Adami, com os musicistas Alexsander Silveira (violino I), Wagner Rezer (violino II), Carlos Zinani (viola), Fabio Chagas (violoncelo) e Ezequiel de Paula (contrabaixo). A sonoridade passeia pelos gêneros brasileiros e platinos, como o baião e a bossa até o tango, a milonga e o chamamé.
O CD A Lua de Santiago foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música, em 2019, na categoria Revelação do Ano. Ávila já percorreu o país com a apresentação do concerto, acompanhado do quinteto de cordas ou orquestra de câmara.
– A Lua de Santiago é um projeto que envolve música, poesia e artes plásticas. O nome se deve ao personagem Santiago, do livro O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway, e também ao menino Santiago Wiest, filho do amigo e compositor Roger Wiest, que em um certo dia de 2016, me mostrou a lua cheia no céu – conta o acordeonista.
No Medianeira Instrumental, é a segunda apresentação de Ávila, que já havia participado do evento em 2018. Este concerto estava marcado para o ano passado, mas por conta da pandemia foi adiado e readaptado. O projeto, que está em sua terceira edição, ocorre agora de forma online, com lives transmitidas pelo Facebook.
– Agora o projeto se readequou e será em formato de live, a melhor alternativa para nós artistas e também para o público. Num momento em que nós músicos não podemos atuar e trabalhar, este concerto representa um respiro em nossas vidas e finanças – acrescenta Ávila.
VÍDEO: clipe da BLVCK mob celebra novo ciclo do coletivo
CARREIRAFernando Ávila é acordeonista, compositor e professor de acordeon. Ele é egresso do curso de música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de música popular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2017, lançou o CD A Lua de Santiago, que foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música 2019, na categoria Revelação do Ano. Atuou como solista convidado junto à Orquestra de Câmara da Unisc, Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Quinteto Versatilis e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. No final de 2020, sua música Tango pour Carla, interpretada por um jovem talento polonês, ficou em segundo lugar em um dos mais conceituados concursos de acordeon do mundo, o Trophée Mondial de L’Accordéon.
Seu trabalho pode ser acompanhado no canal do Youtube Fernando Ávila – Acordeonista.
AGENDE-SE
O que: concerto A Lua de Santiago
Quando: domingo, 25 de abril, às 11h
Onde: transmitido ao vivo pelo Facebook @projetomedianeirainstrumental
Quanto: de graça